ideias-pregacao-parte2

Estamos sugerindo 7 fontes para encontrar idéias para a pregação bíblica. Se ainda não leu o artigo anterior: Onde Encontrar Idéias Para a Pregação? Parte 1/2, por favor leia-o antes de continuar aqui. Pois continuamos a dar as últimas fontes:

5- Nas Necessidades do Povo

Outra fonte similar a das experiências pessoais é as necessidades do povo. A comunidade ou a sociedade pode apresentar de tempos em tempos algumas necessidades específicas que exige ser suprida. Crises, eventos sociais, problemas comuns na igreja e na sociedade, dúvidas comuns a alguns grupos e outras necessidades pode se tornar o assunto pelo qual o pregador transmita a vontade e a palavra soberana de Deus ao coração ansioso e necessitado. Aqui também fica uma advertência ao pregador: Não use a oportunidade de pregar para atingir pessoas o acusar problemas. Use o púlpito como fonte de solução para os dilemas do povo.

6- Nos Sermões de Outros Pregadores

É fato: todo bom pregador dever ser um ótimo ouvinte. Aproveite o máximo os momentos em que está ouvindo outros pregadores. Absorva o conteúdo da pregação de forma devocional. Não faça comparações desnecessárias entre o desempenho do pregador e o seu, mas aproveite para aprender, na observação da prática dele, algo  a mais que possa ser-lhe útil. Além disso, com os meios de mídias atuais (internet, DVD, rádio e televisão) é possível ter acesso a muitas pregações de diversos pregadores. A tempo: evite absorver todo este material sem exercer o senso crítico, você poderá ser eco de heresias e isto não seria razoável para o pregador fiel às Escrituras. Uma fonte de estudo muito importante é ter acesso as mensagens escritas por grandes pregadores da história da Igreja. Enfim, na sua própria Igreja, estar atento ao que Deus têm dito pela boca de outros pregadores pode te auxiliar a discernir o que Deus quer que você continue a proclamar no nome Dele.

7- Nas Experiências dos Personagens Bíblicos

Em um certo período na igreja a qual eu fazia parte, surgiu um problema comum e que precisávamos de direção divina para resolvê-lo. Era um assunto que não estaria tão claro na Bíblia e por isso estaria sendo delegado a questão de “fórum intimo” de cada um. Porém, ao ser escalado para pregar em um de nossos cultos, fiz a mim mesmo uma pergunta: Será que algum personagem biblico teve que enfrentar isto ou alguma coisa semelhante a este problema? Logo, me veio a mente o personagem bíblico e ao estudar, do ponto de vista histórico, a vida deste personagem descobri que o problema que estávamos enfrentando tinha uma resposta bíblica.  Ao buscar temas para mensagens bíblicas, estudar a vida e experiências de personagens bíblicos pode ser ótima fonte para o esboço do sermão.

Estes são as 7 fontes que apresentamos para conseguir idéias para a pregação. Você teria mais alguma sugestão? Por favor, deixe-nos saber disto deixando o seu comentário abaixo.

A SEGUIR:

Quais os objetivos da Mensagem Bíblica?

Se não quer perder os artigos da série Prega a Palavra!, inscreva-se aqui abaixo e enviamos para seu email:

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.