pregar-crianca

Mais que somente a pregação, antes de preparar recursos e dedicar tempo para elaborar o esboço para pregação bíblica, você precisa considerar que é através do Espirito Santo que se escolhe o conteúdo da mensagem. O Espírito Santo atua não inspirando (pois inspiração foi dada apenas para a escrita da Bíblia) mas iluminando o pregador. isto já acontece desde a fase de pesquisa até o momento no púlpito. Ou seja, o Espírito Santo pode iluminar ao pregador quanto a forma e ao conteúdo da mensagem bíblica tanto na elaboração quanto na apresentação do sermão.

Existem 4 pilares para o Pregador que são importantes para que ele possa se colocar nas mãos de Deus e permitir que o Espírito Santo atue:

1) Dependência de Deus

A pessoa chamada para pregar precisa depender de Deus para vencer suas limitações. Moisés, Jeremias e Isaías. Estes exemplos, e muitos outros, nos dizem do quanto a pessoa chamada a pregar necessita depender do poder de Deus. Estes personagens bíblicos venceram suas limitações entregando-se nas mãos de Deus e passando a depender Dele. Para um desempenho que honre e glorifique ao Senhor da pregação, devemos reconhecer nossas limitações e procurar depender dEle para que as nossas fraquezas sejam transformadas em força.

2) Compreendendo o Ser Humano

Ao pregador é indispensável ter uma visão clara das necessidades do homem. Somos chamados para proclamar a mensagem a um mundo em crise. Jamais o pregador deve perder de vista que o fim da pregação é satisfazer as necessidades humanas com a apresentação da verdade divina. Só na dependência de deus podemos pregar as reais necessidades daqueles que precisam ouvir a mensagem do Senhor.

3) Buscando o Poder na Oração

Como pregadores devemos reconhecer nossa condição de barro e nos colocar nas mãos do Oleiro, para sermos moldados segundo o seu querer. O pregador precisa viver em constante comunhão com Deus, pois só na força da oração e do jejum temos condições de pregar com Poder. Spurgeon aconselhou seus alunos a jamais se descuidarem da prática da oração. Vendo a oração como parte integrante na vida do Ministro da Palavra, ele declarou que o pregador precisa se distinguir acima de todas as demais pessoas como um homem de oração. Será impossível a alguém que não se dispõe a ouvir a voz do Senhor, atuar como seu porta-voz. Para isso precisa conhecer profundamente a pessoa em nome de quem fala.

4) Meditando na Palavra

Além da prática da oração, é preciso constante leitura e meditação da Palavra de Deus para nos prepararmos espiritualmente. Nas páginas da Bíblia devemos buscar não apenas o alimento para o rebanho, mas, primeiramente, a provisão necessária para alimentar a nossa própria vida. As verdades eternas devem primeiro nos falar, para depois falar aos ouvintes.

Ao elaborar a pregação bíblica, antes de preparar o sermão, prepare-se! Deus quer te usar!

A SEGUIR:

Onde Encontrar Idéias Para A Pregação? Quais Os Objetivos Da Mensagem Bíblica?


banner-homiletica-botao

 

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.