Estivemos em duas partes anteriores (leia a parte 1 e parte2 para melhor compreensão) postando dicas importantes para seu estudo bíblico pessoal e nesta última parte finalizamos com mais orientações para você:

Por Dr. Ralph F. Wilson

Autor da Série Estudos Bíblicos da JesusWalk®  (www.jesuswalk.com)

estudo-bíblico

Aprenda a utilizar uma Bíblia de Estudo

Depois de ter decidido que tradução  usar, eu o encorajo a comprar uma Bíblia de estudo, uma vez que irá conter um número de ferramentas em um volume que pode ajudá-lo a cavar mais fundo. Quase toda a editora oferece uma Bíblia de estudo bíblico. Sua livraria cristã local pode ajudar você a descobrir qual é a certa para você. Aqui estão algumas das características que você virá a apreciar:

Referências Cruzadas. Em uma coluna ao lado do texto, uma bíblia de estudo enumera vários outros versículos com uma ideia ou tema semelhante. Por exemplo, para “Nicodemos” em João 3: 1, a minha Bíblia me refere-se a João 07:50 e 19:39, onde ele aparece novamente. Para “Rabi”, no verso 2, as referên
cias cruzadas me mandar para Mateus 23: 7 que tem mais nove referências sobre este tema para que eu possa explorar. Essas referências não serão globais, mas irão apontar as principais passagens que discutem essa idéia.

Introduções Bíblicas. É importante saber algo sobre o autor, data, temas, circunstâncias e público-alvo do livro bíblico ou carta que você está estudando. Na maioria das bíblias de estudo você encontrará 1-3 páginas de comentários introdutórios para cada livro com uma breve descrição.

Notas de Estudo ou anotações. Bíblias de estudo têm notas de rodapé na parte inferior da página para ajudar a explicar algumas das idéias mais obscuras que você vai se deparar – uma espécie de mini-comentário. Lembre-se, estas não fazem parte da própria Bíblia, mas muitas vezes pode te apontar na direção certa em seu estudo. Estas notas são geralmente indexadas para facilitar a consulta.

Concordância. Você teve um verso na ponta da língua, mas não sei exatamente onde ele está. A concordância ajuda você a encontrar uma passagem da Bíblia, se você pode pensar em uma palavra-chave ou duas que o verso contém. A concordância também pode ajudá-lo a encontrar outros versículos que ensinam um conceito ou usar uma palavra encontrada na passagem que você está estudando.

Índice de tópicos. Além de uma concordância, algumas Bíblias de estudo têm um índice de tópicos separado que ajuda você a encontrar referências bíblicas sobre um determinado tema.

Mapas. Parte da compreensão do que está acontecendo em passagens narrativas das Escrituras é aprender a geografia, a localização de cidades, batalhas, montanhas, vales, inimigos, etc

Outras características que você pode encontrar incluem artigos sobre vários temas, um breve dicionário bíblico, descrevendo tópicos e livros da Bíblia, índice de nomes de lugares, linhas de tempo, e assim por diante.

 Ferramentas especializadas para o próximo passo

A obtenção de uma bíblia de estudo é o lugar para começar. Mas, conforme seus estudos bíblicos aumentarem, você pode querer investir em alguns livros mais especializados. Segue alguns para explorar:

Manual Bíblico. Fornece uma grande quantidade de informações sobre cada livro da Bíblia, a vida nos tempos bíblicos, a história da Bíblia em Inglês, etc

Dicionário Bíblico. Breves artigos sobre cada assunto significativo, palavra e pessoa no Antigo e Novo Testamentos. Muitas vezes você vai encontrar resumos úteis de ensino da Bíblia.

Concordância da Bíblia. Enquanto Bíblias de estudo fornecem uma concordância abreviada, você pode encontrar uma concordância integral que ajuda a encontrar todas as ocorrências de uma determinada palavra na Bíblia. O mais conhecido deles é Concordância de Strong (baseado na KJV) que identifica cada palavra grego e hebraico, e dá-lhe uma breve definição e um número. Agora concordâncias estão disponíveis para a NIV e NVI contendo sistema de numeração de Strong.

Comentário Bíblico. Comentários da Bíblia fornecem uma visão geral e funcionando explicação de cada livro da Bíblia. Um bom lugar para começar pode ser com um bastante recente comentário de um volume em toda a Bíblia. Há também um número de série de comentário baratas disponíveis que cobrem cada livro da Bíblia, se você quer estudar um determinado livro em maior profundidade.

Ferramentas de estudo dos idiomas podem incluir uma Versão Interlinear do Novo Testamento, que mostra o texto grego em uma linha e uma tradução literal abaixo dela. Um Léxico Grego-Português fornece definições claras e precisas para cada palavra grega no Novo Testamento. Algumas delas têm formatos especiais para números de Strong para que possam ser utilizados pelos alunos que não aprenderam a ler letras gregas. Recursos similares estão disponíveis para hebraico também.

Bíblia em tópicos. A Bíblia em tópicos dará um grande número de referências das escrituras listadas por tópico. Ótimo se você está fazendo um estudo bíblico em tópicos ou temático.

Atlas da Bíblia. Um atlas contém mapas mais detalhados. Ele também descreve a geografia e lugares da Bíblia, geralmente com ilustrações fascinantes e detalhes arqueológicos.

Se você precisa de conselhos sobre livros de estudos bíblicos, pergunte ao seu pastor ou o gerente de uma livraria cristã.

Hoje em dia muitos recursos de estudo da Bíblia estão disponíveis on-line, sem nenhum custo, tais como ferramentas Estudo da Bíblia Crosswalk (bible.crosswalk.com). Você também pode comprar um software excelente de estudo da Bíblia para o seu computador.

 Não se esqueça do passo mais importante

É possível ser tão absortos no estudo da Bíblia que você esquece o objetivo mais importante do estudo da Bíblia. Não é o conhecimento da Bíblia por si mesma, nem ser capaz de citar versos e recitar doutrina ortodoxa. Em última análise, o objetivo do estudo da Bíblia é para saber exatamente o que a Bíblia ensina de modo que você possa aplicar seus ensinamentos à sua vida.

Talvez a abordagem mais simples para o estudo da Bíblia é usar as três questões básicas do estudo indutivo da Bíblia para pedir de uma passagem da Bíblia:

O que diz?

O que isso significa para aqueles que estão lendo isso nos tempos bíblicos?

O que significa para mim e como eu posso aplicá-lo para a minha vida?

Minha oração é que seus estudos da Bíblia resultem em um coração aberto para que o Espírito esteja lhe falando através da Escrituras e a determinar-se a viver em sua vida cotidiana o que você está aprendendo.


Dr. Ralph Wilson é um pastor da Califórnia, diretor da Joyful Heart Renewal Ministries, e autor de mais de uma dúzia de estudos bíblicos online grátis do Antigo e Novo Testamentos. Cada estudo da Bíblia também está disponível em e-book e formato impresso (www.jesuswalk.com/ebooks).

Tradutor: J.Valderio dos Santos

Você gostou desse artigo? Foi útil pra você? Então, por favor compartilhe com seus amigos, tenho certeza de que eles também vão gostar de ver isso! Deixe seu comentário aí abaixo e me diga o que você achou desse artigo e quais outras dicas você quer ver por aqui.

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.