por John MacArthur

Para nós, como cristãos nos Estados Unidos (nota do tradutor: E no Brasil), é fácil se envolver em todo o fervor político. Pode até ser tentador pensar que a legislação é a chave para resolver os problemas morais que atormentam a sociedade americana. Mas essa é uma perspectiva correta? John MacArthur trata dessa importante questão e ressalta uma resposta bíblica:

Houve um tempo (nos dias de nossos antepassados ​​puritanos), em que quase todas as almas da América reconheciam os Dez Mandamentos como a pedra angular da ética e da moralidade. Hoje, a maioria dos americanos nem consegue nomear três dos dez.

Houve também um tempo (não muito tempo atrás) em que os americanos desaprovavam universalmente a homossexualidade, o adultério e o divórcio; eles acreditavam que a promiscuidade sexual é absolutamente errada; eles consideravam a linguagem obscena inadequada; eles viam o aborto como impensável; e mantinham funcionários públicos com altos padrões morais e éticos. Atualmente, a maior parte do comportamento que a sociedade considerou imoral é defendida como um direito civil inalienável.

Como os tempos e a cultura mudaram! A forte influência cristã e os padrões das escrituras que moldaram a cultura ocidental e a sociedade americana até o final do século XIX deram lugar ao ateísmo prático e ao relativismo moral. Os poucos vestígios do cristianismo em nossa cultura são, na melhor das hipóteses, fracos e comprometedores, e para uma sociedade cada vez mais pagã eles são céticos e bizarros.

Em menos de cinquenta anos, os líderes políticos, órgãos legislativos e tribunais de nossa nação adotaram uma atitude e agenda distintamente anticristãs. O país varreu a visão de mundo cristã e seus princípios em nome da igualdade de direitos, correção política, tolerância e separação estrita de igreja e estado. A imoralidade grosseira – incluindo homossexualidade, aborto, pornografia e outros males – foi sancionada não apenas pela sociedade em geral, mas também pelo governo em vigor. Uma parte de nossos impostos é agora usada para financiar programas e agências governamentais que se envolvem ativamente na defesa flagrante de várias práticas imorais.

O que os cristãos devem fazer sobre isso?

Muitos pensam que este é um problema político que não será resolvido sem uma estratégia política. Nos últimos vinte e cinco anos, cristãos bem-intencionados fundaram várias organizações ativistas evangélicas e investiram milhões de dólares nelas em um esforço para usar o aparato da política – lobby, legislação, demonstração e boicote – para neutralizar a moral. declínio da cultura americana. Eles investem sua energia e outros recursos em esforços para impulsionar um movimento político “cristão” que combaterá a cultura anticristã predominante.

Mas essa é uma perspectiva adequada? Eu acredito que não. O declínio moral da América é um problema espiritual, não político, e sua solução é o evangelho, não a política partidária.

LIÇÕES DA HISTÓRIA

Esta é uma lição que os evangélicos devem saber da história da igreja. Sempre que a igreja se concentra no evangelismo e na pregação do evangelho, sua influência aumenta. Quando ela buscou o poder pelo ativismo político, cultural ou militar, ela prejudicou ou estragou seu testemunho.

As Cruzadas durante a Idade Média foram travadas com o objetivo de recuperar o controle cristão das terras sagradas. Poucos crentes hoje argumentariam que esses esforços foram frutíferos. Mesmo quando os cruzados obtiveram sucesso militar, a igreja ficou espiritualmente mais fraca e mais mundana. Outras guerras e campanhas religiosas tingidas de motivação política (como a Guerra dos Trinta Anos na Europa, a revolução de Cromwell na Inglaterra e outras escaramuças durante a era da Reforma) são vistas com desaprovação ou, na melhor das hipóteses, pelos cristãos de hoje. E com razão. As ambições militares e políticas de alguns dos reformadores acabaram sendo uma fraqueza e, finalmente, um impedimento para a Reforma. Por outro lado, a força da Reforma e seu legado duradouro,

Ao longo da história protestante, os segmentos da igreja visível que voltaram sua atenção para questões sociais e políticas também comprometeram a sã doutrina e rapidamente diminuíram sua influência. Os primeiros modernistas, por exemplo, argumentaram explicitamente que o trabalho social e a reforma moral eram mais importantes que a precisão doutrinária, e seu movimento logo abandonou qualquer aparência de cristianismo.

Os ativistas políticos evangélicos de hoje parecem desconhecer o quanto sua metodologia é paralela à dos cristãos liberais no início do século XX. Como aqueles idealistas equivocados, os evangélicos contemporâneos ficaram apaixonados por questões temporais à custa dos valores eternos. Os ativistas evangélicos em essência estão simplesmente pregando uma versão politicamente conservadora do antigo evangelho social, enfatizando as preocupações sociais e culturais acima das espirituais.

Esse tipo de pensamento promove a visão de que o governo é nosso aliado (se apoia nossa agenda especial) ou nosso inimigo (se permanece oposto ou não responde à nossa voz). A estratégia política se torna o foco de tudo, como se as fortunas espirituais do povo de Deus aumentassem ou diminuíssem, dependendo de quem está no cargo. Mas a verdade é que nenhum governo humano pode finalmente fazer algo para avançar ou frustrar o reino de Deus. E o pior e mais despótico governo mundano no final não pode deter o poder do Espírito Santo ou a expansão da Palavra de Deus.

Para obter uma perspectiva completamente bíblica e cristã sobre o envolvimento político, devemos levar a sério as palavras do teólogo britânico Robert L. Ottley, proferido na Universidade de Oxford há mais de cem anos:

O Antigo Testamento pode ser estudado. . . como instrutor de justiça social. Exibe o governo moral de Deus, como atestado em suas relações com as nações, e não com os indivíduos; e foi a consciência deles da ação e presença de Deus na história que fez os profetas pregadores, não apenas para seus compatriotas, mas para o mundo em geral. . . . De fato, há um significado no fato de que, apesar de seu fervoroso zelo pela reforma social, eles geralmente não participaram da vida política nem exigiram reformas políticas. Eles desejaram. . .não melhores instituições, mas homens melhores. (Aspectos do Antigo Testamento. As Palestras de Bampton, 1897 [Londres: Longmans, 1898], 430-31)

LIÇÕES DAS ESCRITURAS

Meu argumento não é que os cristãos devam permanecer totalmente não envolvidos em políticas ou atividades e causas cívicas. Eles devem expressar suas crenças políticas na cabine de votação, e é apropriado apoiar medidas legítimas destinadas a corrigir um flagrante erro social ou político. O completo não envolvimento seria contrário ao que a Palavra de Deus diz sobre fazer o bem na sociedade: 

“Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé. ‘

Gálatas 6:10

https://my.bible.com/bible/1840/GAL.6.10 (Confira também Tito 3: 1-2). 

Também mostraria falta de gratidão por qualquer nível de liberdade religiosa que o governo nos permita usufruir. Além disso, essa apatia piedosa em relação ao governo e à política revelaria uma falta de apreciação pelos muitos remédios legais apropriados que os crentes nas democracias têm para manter ou melhorar a ordem civil. Uma certa quantidade de preocupação saudável e equilibrada com as tendências atuais do governo e da comunidade é aceitável, desde que percebamos que esse interesse não é vital para o nosso crescimento espiritual, nosso testemunho justo ou o avanço do reino de Cristo. Acima de tudo, o envolvimento político do crente nunca deve substituir a prioridade de pregar e ensinar o evangelho.

Certamente não há proibição de os crentes estarem diretamente envolvidos no governo como funcionários públicos, como ilustram alguns exemplos notáveis ​​no Antigo e Novo Testamentos. José no Egito e Daniel na Babilônia são dois excelentes modelos de servos que Deus usou nas principais posições governamentais para promover Seu reino. O servo do centurião (Mateus 8: 5-13), Zaqueu, o cobrador de impostos (Lucas 19: 1-10), e Cornélio, o centurião (Atos 10), todos continuaram no serviço público, mesmo depois de experimentar o poder curador ou salvador de Cristo. . (Até onde sabemos, o procônsul romano Sergius Paulus também permaneceu no cargo depois que ele se converteu [Atos 13: 4-12].)

A questão novamente é prioritária. O maior bem temporal que podemos alcançar através do envolvimento político não pode ser comparado ao que o Senhor pode realizar através de nós na eterna obra de Seu reino. Assim como Deus chamou o antigo Israel (Êx 19: 6), Ele chamou a igreja para ser um reino de sacerdotes, não um reino de ativistas políticos. O apóstolo Pedro nos instrui: 

‘Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. ‘

1Pedro 2:9

https://my.bible.com/bible/1840/1PE.2.9 

Jesus, como seria de esperar, manteve perfeitamente a perspectiva de seu pai sobre esses assuntos, embora ele vivesse em uma sociedade tão pagã e corrupta quanto a cultura de hoje. De muitas maneiras, era muito pior do que qualquer um de nós nas nações ocidentais já enfrentou. Tiranos e ditadores cruéis governavam toda a região, a instituição da escravidão estava firmemente entrincheirada – tudo era a antítese da democracia. O rei Herodes, o vassalo idumeano de Roma que governava Samaria e Judéia, simbolizava o tipo ímpio de governo autocrático:

‘Vendo-se iludido pelos magos, Herodes ficou muito furioso e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme as informações que havia recebido dos magos a respeito do tempo em que a estrela havia aparecido. ‘

Mateus 2:16

https://my.bible.com/bible/1840/MAT.2.16 

Poucos de nós experimentamos o tipo de opressão econômica e legal que os romanos aplicaram aos judeus da época de Jesus. As taxas de impostos eram exorbitantes e os abusos sancionados pelo governo pelos coletores de impostos exacerbaram os encargos financeiros para o povo. Os judeus na Palestina não tinham quase nenhum direito civil e eram tratados como uma minoria desprivilegiada que não podia apelar contra injustiças legais. Como resultado, alguns judeus estavam em constante rebelião externa contra Roma.

Nacionalistas fanáticos, conhecidos como Zelotes, ignoraram suas obrigações fiscais e se opuseram violentamente ao governo. Eles acreditavam que mesmo reconhecer um governante gentio estava errado (ver Deuteronômio 17:15, “Homem estranho, que não seja do meio dos seus compatriotas, vocês não devem pôr como rei sobre vocês, e sim um do meio dos seus compatriotas”). Muitos zelotes se tornaram assassinos, realizando atos de terrorismo e violência contra os romanos e outros judeus que eles viam como traidores.

Também é verdade que o sistema social romano foi construído sobre a escravidão. A realidade de graves abusos de escravos faz parte do registro histórico. No entanto, nem Jesus nem nenhum dos apóstolos tentaram abolir a escravidão. Em vez disso, eles ordenaram que os escravos fossem obedientes e usaram a escravidão como uma metáfora para os crentes que deveriam se submeter ao seu Senhor e Mestre.

O ministério terrestre de Jesus ocorreu bem no meio daquela difícil atmosfera social e política. Muitos de Seus seguidores, incluindo os Doze, em graus variados, esperavam que Ele os libertasse do domínio opressivo de Roma. Mas nosso Senhor não veio como libertador político ou reformador social. Ele nunca fez um pedido para tais mudanças, mesmo por meios pacíficos. Ao contrário de muitos evangélicos do final do século XX, Jesus não reuniu apoiadores a alguma tentativa grandiosa de “capturar a cultura” pela moralidade bíblica ou por maiores liberdades políticas e religiosas.

Cristo, no entanto, não era desprovido de cuidado e preocupação com as dores e dificuldades diárias que as pessoas enfrentavam em suas vidas pessoais. Os Evangelhos registram Sua grande empatia e compaixão pelos pecadores. Ele aplicou essas atitudes de uma maneira prática e tangível, curando milhares de pessoas de todo tipo de doença e aflição, muitas vezes com grande sacrifício pessoal para si mesmo.

Mesmo assim, por mais benéfico e apreciado que fosse o Seu ministério às necessidades físicas dos outros, não era a primeira prioridade de Jesus. Seu chamado divino era falar aos corações e almas de homens e mulheres individuais. Ele proclamou as boas novas de redenção que poderiam reconciliá-las com o Pai e conceder-lhes a vida eterna. Essa mensagem ultrapassa em muito qualquer agenda de reformas políticas, sociais ou econômicas que possam nos preocupar. Cristo não veio para promover alguma nova agenda social ou estabelecer uma nova ordem moral. Ele veio para estabelecer uma nova ordem espiritual, o corpo de crentes de todas as épocas que constitui Sua igreja. Ele não veio à Terra para tornar moral a velha criação através de reformas sociais e governamentais, mas para santificar novas criaturas através do poder salvador do evangelho e da obra transformadora do Espírito Santo. E nosso Senhor e Salvador nos ordenou que continuássemos Seu ministério, tendo em vista Suas prioridades supremas, com o objetivo de avançar em Seu reino:

‘Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.’

Mateus 28:18-20

https://my.bible.com/bible/1840/MAT.28.18-20 

No sentido mais verdadeiro, o estado moral, social e político de um povo é irrelevante para o avanço do evangelho. Jesus disse que Seu reino não era deste mundo (João 18:36).

A verdadeira batalha

Não podemos proteger ou expandir a causa de Cristo pelo ativismo político e social humano, não importa quão grandes ou sinceros sejam os esforços. A nossa é uma batalha espiritual travada contra ideologias e dogmas mundanos dispostos contra Deus, e nós alcançamos a vitória sobre eles apenas com a arma das Escrituras. O apóstolo Paulo escreve: 

‘Porque, embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. Porque as armas da nossa luta não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas. Destruímos raciocínios falaciosos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo. ‘

2Coríntios 10:3-5

https://my.bible.com/bible/1840/2CO.10.3-5 

Devemos rejeitar tudo o que é ímpio e falso e nunca comprometer os padrões de justiça de Deus. Podemos fazer isso em parte desejando a melhoria dos padrões morais da sociedade e aprovando medidas que conformam o governo mais à justiça. Lamentamos a indecência desenfreada, a vulgaridade, a falta de cortesia e o respeito pelos outros, a falsidade, o materialismo auto-indulgente e a violência que está corroendo a sociedade. Mas, em nossos esforços para apoiar o que é bom e saudável, rejeitar o que é mau e corrupto e causar um impacto profundamente positivo em nossa cultura, precisamos usar os métodos de Deus e manter as prioridades das escrituras.

Deus não está nos chamando para uma guerra cultural que tentaria transformar nossos países em “nações cristãs”. Dedicar todo ou quase todo o nosso tempo, energia, dinheiro e estratégia para colocar uma fachada de moralidade no mundo ou em nossas instituições governamentais e políticas é entender mal nossos papéis de cristãos em um mundo espiritualmente perdido.

Acima de tudo, Deus chamou a igreja para trazer pessoas pecadoras à salvação por meio de Jesus Cristo. Assim como o apóstolo Paulo descreveu sua missão aos incrédulos, a principal tarefa de todos os cristãos é alcançar os perdidos “para abrir os olhos deles e convertê-los das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus, a fim de que eles recebam remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim [Jesus Cristo].” (Atos 26:18; cf. Ex. 19: 6; 1 Pedro 2: 5, 9). Se não evangelizamos os perdidos e fazemos discípulos de novos convertidos, nada mais que fazemos pelas pessoas – por mais benéfico que pareça – tem qualquer consequência eterna. Seja uma pessoa ateu ou teísta, um cidadão criminoso ou modelo, sexualmente promíscuo e perverso ou estritamente moral e virtuoso, um materialista ganancioso ou um filantropo gracioso – se ele não tem um relacionamento salvador com Cristo, está indo para o inferno. Não faz diferença se uma pessoa não salva é a favor ou contra o aborto, um político liberal ou um conservador, uma prostituta ou um policial, ele passará a eternidade separada de Deus, a menos que se arrependa e acredite no evangelho.

Quando a igreja assume uma postura que enfatiza o ativismo político e a moralização social, sempre desvia energia e recursos da evangelização. Essa posição antagônica em relação à cultura secular estabelecida invariavelmente leva os fiéis a se sentirem hostis não apenas aos líderes não-salvos do governo com quem discordam, mas também antagônicos aos residentes não-salvos dessa cultura – vizinhos e concidadãos pelos quais devem amar, orar e compartilhe o evangelho com. Para mim, é impensável que nos tornemos inimigos das mesmas pessoas que procuramos ganhar para Cristo, nossos potenciais irmãos e irmãs no Senhor.

O autor John Seel escreve palavras que se aplicam, em princípio, aos cristãos em toda parte e resume bem a perspectiva do crente sobre o envolvimento político:

Uma fé politizada não apenas atrapalha nossas prioridades, mas enfraquece nossas lealdades. Nossa cidadania primária não está na terra, mas no céu. (…) Embora poucos evangélicos neguem essa verdade em teoria, a linguagem de nossa cidadania espiritual freqüentemente fica envolta em vermelho, branco e azul. Em vez de agir como estrangeiros residentes de um reino celestial, muitas vezes parecemos [e agimos] como apologistas residentes de uma América cristã. A menos que rejeitemos a falsa confiança na ilusão da América cristã, o evangelicalismo continuará distorcendo o evangelho e frustrando uma genuína identidade bíblica.

O evangelicalismo americano está agora coberto por camadas e camadas de atitudes historicamente moldadas que obscurecem nosso núcleo bíblico original. ( O púlpito evangélico [Grand Rapids: Baker, 1993], p. 106-7)

Por meio da pregação fiel e da vida piedosa, os crentes devem ser a consciência de qualquer nação em que residam. Você pode confrontar a cultura não com o ativismo político e social da sabedoria do homem, mas com o poder espiritual da Palavra de Deus. Usar métodos temporais para promover mudanças legislativas e judiciais e recorrer a esforços externos de lobby e intimidação para alcançar algum tipo de “moral cristã” na sociedade não é nosso chamado – e não tem valor eterno. Somente o evangelho pode resgatar os pecadores do pecado, da morte e do inferno.


Traduzido de artigo original em inglês: https://www.monergism.com/thethreshold/articles/onsite/gospelpolitics.html (Acesso em 25/05/2020)

 

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.