“Aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, é comparado ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, e a casa caiu!”Mateus 7:26-27

perigo-superficialidade

 Tudo que Jesus fez, é exemplo perfeito a ser seguido. Ele foi perfeito no seu caráter, na obediência, no amor, na humildade, na abnegação, no perdão, na paciência, na santidade, no serviço, na oração, na persistência, na forma em que se envolvia com as pessoas e na profundidade do seu relacionamento com o Pai. A Bíblia, abertamente, declara que nós, cristãos, devemos ser parecidos com ele. É nosso dever observar as atitudes do nosso mestre e seguir suas pegadas pelo caminho. De acordo com o apóstolo João, é assim que se reconhece um verdadeiro cristão: Qualquer um que diga que é cristão deve viver como Cristo viveu” (I João 2:6)LB. Infelizmente, não é isso que estamos vendo. Cada vez mais me convenço de que o maior problema do nosso tempo (e não me refiro apenas ao mundo cristão), é a superficialidade, ou se quisermos dizer de outra forma, a falta de profundidade. Psicólogos, pensadores, teólogos, e todos aqueles param ou se pasmam diante das noticias que vemos e ouvimos, tem percebido que este mal está diante de nós, em todas as áreas da vida.  O dicionário vai dizer que algo ou alguém superficial é aquilo ou aquele que não possui solidez, não possui seriedade. Também afirma que uma pessoa superficial é aquela que não vai ao fundo nas coisas; é leviano(a), sem profundidade.

No entanto, diferente de nós, mesmo sendo tudo o que é, Deus não quer uma relação superficial com a gente. Ele escolheu você e eu, Ele fez moradia dentro de nós, em fez de nós sua habitação. Em João 15:15, Jesus afirma que a vida de servo já passou, que o relacionamento de servo, superficial, já era. Agora Ele quer algo mais, Ele nos convida a algo mais intenso, Ele nos chama de amigo!! Mas Ele não para aí: em João 1:12 lemos que … todos os que o recebem a Jesus, tem o direito de se tornarem filhos de Deus”. E este mesmo texto é confirmado em Gálatas 3:26: “Porque agora todos nós somos filhos de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo”. Vamos de servos para amigos, de amigos para filhos! Isso é demais! Ele move o mundo se for preciso para que você o aceite integralmente em sua vida. Ele abre o mar para que você passe. Ele faz o Sol parar para que você vença. Ele derrama fogo do céu para mostrar que você está certo. Ele anda no fogo contigo para mostrar que estará sempre ao seu lado. Ele fecha a boca do leão para que outros vejam que sua fidelidade é recompensada. Ele deixa o seu trono no céu por amor a mim e você.

No famoso Titanic havia muita superficialidade. Pelo menos três níveis de classes sociais divididas dentro no navio. No topo os ricaços, no meio os mais ou menos e embaixo a ralé. Acima de tudo isso, Deus e sua soberania. Acima da soberba dos construtores, da teimosia de um capitão, da arrogância dos abastados, da despretensiosa viagem dos classe média, da ignorância e da paupérrima pobreza da ralé, acima de tudo isso, a soberania de Deus. O navio bate, começa a afundar. Agora a ordem não é mais de ricaços, mais ou menos ou ralé, agora a ordem “é mulheres e crianças primeiro”, homens depois, tripulação depois ainda e o capitão não deve abandonar o navio. Mais de 1500 pessoas morreram, cerca de 700 sobreviveram. No final de tudo isso, fixado nas paredes do Pier 54 em Nova Iorque haviam somente duas listas. As muitas distinções de classe, de cor, de condição, de gênero, de direito, acabaram. Tudo isso se transforma em duas listas somente: de um lado a lista dos sobreviventes, do outro a lista dos mortos. Esta é a realidade do mundo… tempos difíceis para ser cristão, tempos de superficialidade. Hoje ficamos brincando de ir a igreja, hoje ficamos disputando quem será o líder, quem será o músico, quem terá mais destaque, ou então não queremos assumir nada, nenhuma responsabilidade na igreja, queremos somente participar do culto ao invés de render culto ao Senhor. A verdade é que as vezes brincamos de ser cristãos, brincamos achando que haverão muitas listas no final de tudo… mas a grande verdade é que haverão somente duas listas, serão somente dois lados, o direito que ouvirá “vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino”, o Reino, o Reino, “que estava reservado para vocês”, e do outro lado? Do outro lado as palavras não serão bonitas, não serão! Então por que brincar? Por que arriscar ouvir “não os conheço”? Por que? Deus te chama a um relacionamento profundo com Ele (leia João 4:23), um relacionamento tão profundo que transcenderá este mundo e nos levará a eternidade.

Author

Airton Natanael Coelho Dias possui graduação em Física e mestrado em Engenharia e Ciências de Materiais pela UNESP, doutorado em Geociências pela UFRGS e pós-doutorado pela UNICAMP. Atualmente é professor adjunto da UFSCar. Airton é casado e reside em Campinas-SP.

1 Comment

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.