“…quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano; e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”Efésios 4:22 e 24  (JFA+RA)

Troque Suas Roupas Velhas
Troque Suas Roupas Velhas

Roupas…manias, costumes, COSTUMES… nos acostumamos. Tem vestimentas que grudam em nós. Sabe… “o caimento é tão perfeito… incrível como cai bem em mim…”. O poeta Fernando Teixeira de Andrade diz que “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos”. Manias… velho homem… velhas roupas, lugares comuns, posturas repetidas, situações repetidas, erros repetidos, pecados repetidos.

Parece que estamos numa escola que obedece à Progressão Continuada… vamos passando de ano (isso é um fato cronológico real, mas um engano pedagógico e didático), vamos avançando (mas isso também é um engano), passo a passo, estágio após estágio, mas a realidade é que permanecemos com os mesmos problemas, com as mesmas dificuldades, com as mesmas deficiências. É por isso que Paulo, usado por Deus falou tão veementemente sobre ser nova criatura. Trazendo isso para nossa vida espiritual, devemos tomar uma nova postura, uma nova posição, vestir uma roupa nova, viver uma nova vida em Cristo e através de Cristo.

Atualmente, ser cristãos está “na moda”, muitas pessoas se convertem ao evangelho, porém não se convertem a Cristo. Não é a toa que Romanos 12 adverte: “E não sejam conformados com este mundo, mas sejam transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Se não mudamos nossas vidas, jamais poderemos desfrutar a boa, perfeita e agradável vontade Deus. Somos convidados a mudar primeiro. Somos convidados e experimentar uma nova água, uma nova roupa, uma nova vida. Somos convidados a deixar o pecado que prende nossos pés… somos convidados a saltar do lugar que estamos.

Uma vez no alto, uma vez que nos lançamos sem medo nos braços do nosso Salvador, uma vez que acreditamos que Ele cuidará de nós, uma vez que nos entregamos TOTALMENTE, o Seu sangue começa a limpar nossas velhas roupas, sujas, manchadas… “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” I João 1:7…  Limpa-me com o sangue purificador e ficarei puro de verdade. Lava-me e ficarei mais branco do que a neve” Salmos 51:7 (VIVA). E mais importante que a limpeza em nossa alma, nas nossas cicatrizes profundas, nos marcas do nosso caminhar no mundo… a promessa é de troca de roupa… roupa branca, roupa pura, roupa nova, roupa limpa… “Quem são estes de roupas brancas, pergunta o ancião…” (v. 13). E o próprio Senhor responde: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.” Apocalipse 7:14. Uma vez que nos lançamos sem medo nos braços do nosso Salvador, uma vez que acreditamos que Ele cuidará de nós, uma vez que nos entregamos TOTALMENTE, o Seu sangue começa a limpar nossas velhas roupas, sujas, manchadas…

E agora? Você vai saltar, você vai jogar fora suas velhas roupas? Vai se jogar ao braços do Salvador definitivamente? Vai abandonar seus velhos caminhos? Vai jogar pra longe seus velhos sapatos que te levam a lugares que não deveria? Vai abandonar seus velhos óculos que te fazer ver coisas que não deveria? Vai deixar a atitude egoísta que vive e viver o altruísmo que o Senhor pede? Vai perdoar ao invés de guardar mágoa? Vai amar ao invés de odiar? Vai calar ao invés de falar de mais? Vai estender a mão ao invés de recuar? Vai adorar ao invés de reclamar? Vai ser fiel assim como Ele é fiel? Os ouvidos dELE continuam abertos, as braços dELE estão estendidos e em Suas mãos há uma roupa novinha pra você e pra mim. O véu da separação foi rasgado por Ele na cruz! Que tal a gente se achegar a Ele de uma vez por todas? Que tal se a gente pegasse essa roupa incrível, branca, bem passada, com caimento perfeito que Ele nos oferece e vestirmos de uma vez por todas?

sapatos-velhos

“…aqueles que fazem o que Cristo lhes manda, aprenderão a amar a Deus cada vez mais. Esta é a maneira de saber se você é ou não é um cristão. Qualquer um que diga que é cristão deve viver como Cristo viveu.” I João 2:5-6 (VIVA).

Que possamos examinar as nossas vestes, e pedir perdão a Deus pelas muitas vezes satisfazermos a nossa carne, o nosso velho homem. Não deixemos de nos humilhar em Sua presença reconhecendo que somos fracos e que necessitamos de Sua ajuda. Tenho certeza que Ele não deixará de te ouvir, te perdoar, dar novas vestes, e de ajudá-lo a viver em Espírito.

Author

Airton Natanael Coelho Dias possui graduação em Física e mestrado em Engenharia e Ciências de Materiais pela UNESP, doutorado em Geociências pela UFRGS e pós-doutorado pela UNICAMP. Atualmente é professor adjunto da UFSCar. Airton é casado e reside em Campinas-SP.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.