ministerio-cristao

Você já se preocupou com o ativismo na sua igreja? Muitos cristãos estão preocupados com a forma como as agendas cheias de eventos e atividades em suas igrejas podem mais atrapalhar do que trazer benefícios à sua comunidade.

Será que todas as atividades eclesiásticas têm nos conduzido em alguma direção dentro dos propósitos de Deus?

Cristo chamou a sua Igreja e a ordenou ir e pregar o evangelho a todos e em todos os lugares (Mc 16;15). Mas o que vemos em algumas igrejas?

Um grupo de pessoas totalmente comprometidas com a estrutura eclesiástica e sobrecarregadas de atividades e que, em alguns casos, nem mesmo têm a certeza de que estão contribuindo com a Grande Comissão. São encontros, cultos especiais, reuniões, campanhas, programas, eventos sociais e demais coisas que servem somente aos departamentos e demais estruturas internas da Igreja.

Claro que a organização que se chama Igreja com todos os seus departamentos, projetos e ministérios é necessária. Sem uma estrutura eclesiástica conforme os modelos da proposta bíblica de ser Igreja, os cristãos que compartilham da mesma fé não conseguiriam viver a plenitude da vida com Deus. Precisamos ser uma comunidade de comunhão, missão e ação.

Jesus Cristo desejou que os seus discípulos estivessem em unidade e orou por isto:

Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.

E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.  (João 17:9-11)

 Cada atividade na Igreja de Cristo deveria contribuir de alguma forma para alcançar os perdidos, congregar os fiéis e adorar a Deus. Mas, nem sempre isto acontece…Muitas atividades satisfazem apenas a motivações egoístas ou vaidosas e não produzem resultados condizentes com aquilo que Deus requer de sua Igreja.

 Existe um ditado popular que afirma que “feito é melhor que perfeito”. E talvez, acreditando assim, muitos justificariam o ativismo eclesiástico como algo tolerável por uma boa causa: ao menos estamos “tentando” fazer algo para Deus. No entanto, existiria alguma forma de dar uma nova direção no planejamento de atividades e alcançar melhor resultado? Sim, e por observar isto, elaboramos o método de classificação que chamamos 5 Atos da Igreja.

Portanto, para que a ação produza resultados que Deus espera de nós como Sua Igreja, em cada atividade é preciso seguir uma ou mais das cinco direções abaixo:

Alcançar | Unir | Adorar | Servir | Enviar

Nos próximos artigos desta série vamos explicar cada um dos 5 Atos da Igreja e demonstrar como o entendimento desta classificação pode ajudar você ou sua igreja a redirecionar todo o ativismo de maneira positiva e coerente de ser a Igreja de Cristo, chamada para ser “a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” (1 Pedro 2:9).

Um forte abraço em Graça e Paz de Cristo!

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.