Por que os muçulmanos estão crescendo mais rápido e os não-religiosos estão diminuindo como uma parcela da população do mundo

O Futuro das Religiões do Mundo

Em uma detalhada pesquisa realizada em 6 anos a Pew Reserch Center, uma organização localizada em Washington DC e que fornece informações sobre questões, atitudes e tendências que estão moldando os EUA e o mundo, faz a projeção do cenário mundial e as religiões. O estudo “The Future of World Religions: Population Growth Projections, 2010-2050” analisou o cenário demográfico do mundo em 234 países. Durante seis anos, o seu estudo coletou dados destes 234 países e territórios para prever o destino de cinco religiões principais – budismo, cristianismo, hinduísmo, judaísmo e islamismo -, bem como as religiões populares e os religiosamente não afiliados, incluindo ateus.

Estas são algumas das tendências religiosas globais que se destacaram das novas projeções demográficas pelo realizada pela Pew Research Center. As projeções levam em conta o tamanho atual e distribuição geográfica das principais religiões do mundo, as diferenças de idade, as taxas de fecundidade e mortalidade, migração internacional e padrões em conversão religiosa:

Se as tendências atuais continuarem, em 2050 …

  • O número de muçulmanos será quase igual ao número de cristãos ao redor do mundo (apesar de atualmente representarem 60% em relação aos cristãos).
  • Ateus, agnósticos e outras pessoas que não são afiliados a qualquer religião – embora aumentando em países como Estados Unidos e França – terão uma participação declinante na população total do mundo.
  • A população budista global será aproximadamente o mesmo tamanho que tinha em 2010, enquanto os hindus e populações judaicas serão maiores do que são hoje.
  • Na Europa, os muçulmanos constituem 10% da população global.
  • Índia vai manter uma maioria hindu, mas também terá a maior população muçulmana de qualquer país do mundo, ultrapassando a Indonésia.
  • Nos Estados Unidos, os cristãos deverão diminuir de mais de 3/4 da população em 2010 para 2/3 em 2050, e o Judaísmo não será mais a maior religião não-cristã. Muçulmanos serão mais numerosos nos EUA do que as pessoas que se identificam como judeus.
  • Quatro em cada 10 cristãos no mundo viverão na África Sub-Saariana.

Sobre essas projeções

Em seu próprio relatório de 245 páginas que você pode obter no site do Pew Reserch Center (link ao final deste artigo) eles afirmam:

“Enquanto muitas pessoas têm oferecido previsões sobre o futuro da religião, estas são as primeiras projeções demográficas formais, utilizando dados sobre idade, fecundidade, mortalidade, migração e conversão religiosa para vários grupos religiosos de todo o mundo. Os demógrafos do Pew Reserch Center, em Washington, DC, e do International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA) em Laxenburg, Áustria, reuniram os dados de entrada a partir de mais de 2.500 censos, pesquisas e registros da população. Um esforço que levou seis anos e, continuará. As projeções cobriram oito grandes grupos: os budistas, cristãos, hindus, judeus, muçulmanos, adeptos das religiões populares, adeptos de outras religiões e os não afiliados. Porque censos e pesquisas em muitos países não fornecem informações sobre os subgrupos religiosos – como sunitas e xiitas muçulmanos ou católicos, protestantes e cristãos ortodoxos – as projeções são para cada grupo religioso como um todo. Os dados sobre os subgrupos dos não afiliados também não estão disponíveis em muitos países. Como resultado, as projeções separadas não são possíveis para os ateus ou agnósticos.” (pág. 19)

Insights Para Nós, os Cristãos

Na página 14 do relatório, o texto é este:

“Este relatório descreve como o cenário religioso mundial mudaria se as tendências demográficas atuais continuarem. Com o passar dos anos, no entanto, há uma chance de que os acontecimentos imprevistos – guerra, fome, doença, inovação tecnológica, agitação política, etc. – vai alterar o tamanho de um ou outro grupo religioso. Devido à dificuldade de especular mais do que algumas décadas no futuro, as projeções param em 2050. Os leitores podem se perguntar, no entanto, o que aconteceria com as trajetórias destacadas da população neste relatório se eles fossem projetados para a segunda metade deste século. Dado o aumento rápido projetado em 2010-2050 na parcela de muçulmanos da população do mundo, será que muçulmanos eventualmente superarão os cristãos? E, em caso afirmativo, quando?”

Independentemente de estatísticas sociais, é fato que os Cristãos deverão enfrentar o grande desafio de fazer a diferença ainda nesta geração. Vale lembrar que ao início da Era Cristã, se houvesse métodos científicos de projeções estatísticas, talvez o “povo do caminho” seria insignificante. Porém, sob a unção do Espírito Santo e portadores de um testemunho fiel ao Evangelho, mudaram extraordináriamente o cenário mundial.

Será possível para a nossa geração. Você faz parte? Ou melhor, a tua parte?

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15

jesusreligiao


Fonte: http://www.globalreligiousfutures.org/ (acessado em 10/04/2015)

Link Direto do PDF do Relatório:

The Future of World Religions: Population Growth Projections, 2010-2050

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.