Com tantas denominações, grupos, ministérios cristãos, divisões e diversidade de convicções teológicas dentre os que se afirmam cristãos, é possível que sejamos UM em Cristo? Pois este foi um pedido de Jesus em sua Oração Sacerdotal em João 17.

E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. (João 17:20-22)

E sermos UM em Cristo é alcançarmos União ou Unidade? Creio que união seja algo que se promove por ações humanas, porém Unidade como Jesus desejou em sua oração só alcançaremos por ação divina sobre toda a cristandade.

Em um centro de eventos em que participei de alguns encontros promovidos pela minha igreja está escrito no lado externo de sua nave principal: A Igreja é o Corpo de Cristo – O Corpo de Cristo é a Igreja.

E por mais paradoxal que pareça estas duas frases em conjunto, acredito nisto. Assim como acredito na igreja local sendo Corpo de Cristo completo em si mesmo, mas também é parte de uma igreja universal que é invisível, e esta é o Corpo de Cristo. Não há conflitos, somente o que vemos (Igreja Local) e o que Deus vê (Igreja Universal).

No site GotQuestions.org existe uma resposta dada para a seguinte pergunta: Qual a diferença entre a igreja universal e a igreja local? O início dela diz: “Para entender a diferença entre a igreja local e a igreja universal, é necessário definir cada uma individualmente. A igreja local é um grupo de crentes em Jesus Cristo que se reúnem em uma localidade em particular regularmente. A igreja universal é composta de todos os crentes em Jesus Cristo do mundo todo.” (Leia mais:http://www.gotquestions.org/Portugues/universal-local-igreja.html#ixzz3L5TdzbIq)

Por isto, classificando as atividades eclesiásticas através dos seus 5 Atos da Igreja, a Igreja Local é responsável em promover esta união dos crentes e esperar de Deus a unidade da Igreja.

No método dos 5 Atos da Igreja, o ato de UNIR sempre será a direção que a Igreja Local adota ao promover atividades que permitam aos que foram alcançados pela pregação do evangelho serem integrados ao Corpo de Cristo e compartilharem suas vidas e sua fé.

Cada ser humano tem a necessidade de ser aceito e acolhido em um grupo social que lhe ofereça o sentimento de pertencimento e amor. Na Igreja, somos responsáveis a contribuir para que a unidade desejada por Cristo para a Sua Igreja sejam um realidade.

Em atividades (como encontros de jovens, de crianças,  de mulheres,  de casais e etc; reuniões, “junta-panelas”, retiros, cursos bíblicos, cultos, discipulado e outras) podem contribuir para reunir e unir os crentes como Família de Deus.

Para finalizar, existem 5 aspectos do ato de UNIR que precisa direcionar as atividades deste escopo na Igreja:

1- Físico: Conduzir as pessoas em união exige renuí-las pessoalmente em um local. Nem mesmos os avanços da tecnologia poderia substituir o contato físico e pessoal de um grupo de irmãos. Não podemos investir pesado em meios de comunicar a mensagem do evangelho sem a nossa aproximação pessoal aos alcançados por ela.

2- Social: Precisamos fortalecer e transformar as relações sociais através da Unidade conquistada em Cristo. As sociedades e seus aspectos devem ser impactados pela maneira como os cristãos vivem.

3- Relacional: Assim como no aspecto social, nossos relacionamentos pessoais devem ser transformados e transformadores dentre irmãos.

4- Teológico: Hernandes Dias Lopes afirmou em um artigo: “Precisamos afirmar que não existe unidade espiritual fora da verdade, (…)”. E sabemos que a verdade é a Palavra de Deus (Jo 17:17). Logo, precisamos UNIR através de uma mesma convicção de fé e teologia.

5- Organizacional: A igreja enquanto instituição e organização dever ser estruturada em todo esforço para unir os crentes, integrando os novos convertidos e conservando-os juntamente com os demais para ser Igreja e Corpo de Cristo.

Enfim, A Igreja, depois de alcançar e impactar vidas com o evangelho, precisa agir diligentemente para unir aqueles que se convertem ao Corpo de Cristo. Este era o desejo de Jesus e por isto orou ao Pai que sejamos unidos Nele:

Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. (João 17:23-24)

Como está a sua Igreja promovendo a união entre os crentes?

Comente neste artigo, eu vou apreciar sua opinião a respeito.

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.