sdc10803

Um dos alvos mais importantes da Igreja é alcançar vidas com a proclamação do Evangelho.

E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.
Marcos 16:15-16

Pregar o evangelho em todos os lugares e para todas as pessoas.” – Esta seria, provavelmente, a meta estabelecida pela igreja no livro de Atos, se tivessem se utilizado dos padrões modernos de planejamento de suas atividades.

Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. Atos 8:4

Estamos refletindo sobre o ativismo na Igreja. Já falamos em outro artigo sobre como esta reflexão influencia o método de classificação das atividades da Igreja que chamamos de Os 5 Atos da Igreja.

Quando a igreja local analisar todas as suas atividades e procurar  o equilíbrio dentre as 5 categorias de atividades (Alcançar, Unir, Adorar, Servir e Enviar), seu desenvolvimento será natural e saudável. Com isto, evita-se o ativismo sem propósito que causa danos ao crescimento da igreja e dos crentes.

Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.
1 Coríntios 9:19

Falar em alcançar pessoas com a evangelização tem de provocar em cada um de nós o desejo de “ganhar vidas para Jesus”. No entanto, este alcance tem ao menos 3 aspectos para se tornar abrangente o suficiente para mover as ações da Igreja em direção ao primeiro dos 5 Atos: ALCANÇAR.  Vamos entender quais são?

1. Alcance Demográfico

Pessoas que ainda não fazem parte da igreja local têm a distância determinada por aspectos demográficos (Onde residem, os lugares onde frequentam, a idade, a classe social, e demais agrupamentos sociais que se possa fazer). Sendo assim, o alvo da Igreja em suas atividades é ir até onde estas pessoas estão.

Nenhuma igreja será evangelística se não se propor a sair de suas quatro paredes e se deslocar para alcançar “maior número possível de pessoas“. Dificilmente, podemos imaginar a Igreja convocando o mundo a vir a Cristo sem que ela mesmo vá ao mundo buscar o que se havia perdido.

Pense: Quantas e quais atividades em sua igreja são exclusivamente realizadas para levar o evangelho às pessoas que não se decidiram ainda por Cristo? Existe alguma dela realizada fora do templo?

Exemplo de atividades para alcançar: Pequenos Grupos (em casas mais distantes do templo), evangelismo de rua, distribuição de literatura, visitação a pessoas interessadas, eventos (cultos,cursos bíblicos, conferências e encontros mais próximo de pessoas a evangelizar).

2.Alcance Cultural

“Esta igreja não é apropriada para acolher os jovens. Sua maneira de cultuar e todas as demais tradições litúrgicas e religiosas não fazem o menor sentido e nem podem ser compreendidas por esta nova geração.” – Já ouviu algo semelhante como crítica a alguma igreja que você conhece? Isto define o segundo aspecto de distância das pessoas não-alcançadas pelo evangelho: a distância cultural.

Certamente existem princípios imutáveis da Palavra de Deus que devem reger nossa fé e pratica. Não se pode negociar estes valores que compõem a essência de nossa experiência com Deus. Mas, também é certo que a contextualização é importantíssima para alcançar “maior número possível de pessoas“.

Contextualizacão pode ser definida desta forma:

A palavra contextualização vem de contexto que quer dizer “uma encadeamento de idéias. Uma composição de idéias”[1]. Ou seja, a contextualização seria colocar para o receptor da mensagem aquilo que se quer transmitir de forma que ele venha entender em seu contexto e aplique na sua vida diária, como os profetas e os escritores bíblicos o fizeram.

(Uanderson Pereira da Silva em http://umasegundaaula.blogspot.com.br/2011/03/contextualizacao-missionaria-numa.html)

Pense: Quais e como as atividades  de sua igreja comunicam o evangelho a diferentes grupos sociais? Existe linguagem apropriada para alcançar jovens, crianças, idosos? Existiriam uma preocupação para tornar o ensino da Palavra claro e relevante para este público-alvo?

3.Alcance Espiritual

O terceiro aspecto da ação da Igreja para alcançar pessoas com a mensagem do Evangelho: as pessoas estão mais ou menos distantes de Cristo e de seu Evangelho. Esta distância é medida pelo conhecimento da mensagem e pela aceitação ou rejeição desta mensagem.

Tem pessoas que estão pouco ou nada receptivas ao Evangelho. Enquanto existem outras que se mostram muito favoráveis e desejam conhecer mais a respeito do caminho da salvação em Cristo. Ao entrar em contato com qualquer pessoa com o propósito de pregar o evangelho, seria proveitoso discernir em que estágio espiritual se encontra. Ela é totalmente contra Deus, Cristo, Bíblia, Igreja e crentes? Ou esta pessoa se demonstra interessada em conhecer melhor a respeito da proposta do Evangelho?

Podemos classificar as pessoas em estágios que se dividem em pelo menos 5 tipos: Incrédulos, Contradizentes, Agnósticos, Simpatizantes e Interessados.

Pense: Quais atividades da igreja local e de seus membros seriam mais adequadas para as pessoas em cada estágio de distância espiritual em que se encontram? Convidar um contradizente para um culto de oração ou uma vigília é proveitoso? Convidar um simpatizante para ir evangelizar outros na rua pode contribuir com seu crescimento espiritual?

Falamos aqui do Ato de Alcançar. Este é um dos 5 Atos da Igreja que compõem o método de classificação das atividades da igreja. Nos próximos artigos vamos falar dos outros atos que juntos e em equilíbrio pode ajudar contra os malefícios do ativismo na Igreja.

O que você achou deste artigo? Deixe-me saber através de seu comentário abaixo.

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.