filho-mais-velho-orgulho

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre o filho perdido na famosa história de Jesus.

Mas há um outro filho que as pessoas não costumam ouvir falar, e você pode se relacionar com ele ainda mais. Vamos rever a história. O filho mais novo, que tinha saído de casa e desperdiçou o dinheiro do seu pai com prostitutas e vida selvagem voltou para casa. O pai amoroso, feliz por ter de volta o seu filho perdido, dá uma festa. Agora ouça o que ele encontra (Lucas 15:25-32): “O filho mais velho estava no campo. Quando ele chegou perto da casa, ouviu a música e as danças. “Então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo.” ‘Seu irmão voltou’, respondeu ele, “e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recebeu de volta são e salvo’.” O irmão mais velho ficou zangado e se recusou a ir para a festa. Seu pai saiu e insistiu com ele para entrar e participar, mas ele disse: ” Olha! Todos estes anos tenho trabalhado como um escravo para você e nunca desobedeci às tuas ordens. No entanto, você nunca me deu nem um cabrito para eu festejar com meus amigos! Mas quando esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas chega em casa, você mata o novilho gordo para ele” Tragicamente, o filho mais velho fica fora do partido, ele se recusa a ir, porque ele se sente privado e desprezados. Alguma vez você já se sentiu assim?

Agora, o que isso ensina?

Primeiro, é pecado, pecado que não é imediatamente óbvio. Ao se recusar a ir para a festa, o filho mais velho segue seu próprio caminho, em vez do pai. Ele é um pecador, assim como o irmão mais novo. Sua revolta não é tão óbvia quanto seu irmão mais novo, mas a Bíblia diz que: “Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.” (Romanos 3:23) Em segundo lugar, a história nos mostra a atitude de Deus para com o pecador, para a criança que está longe. Você vê, mesmo que o irmão mais velho estava fisicamente perto de seu pai, ele estava longe de seu coração. Ele não era tão diferente de seu irmão mais novo, irmão rebelde depois de tudo. E o pai sai com os braços abertos e age com o irmão mais velho da mesma forma. Você vê, Deus não tem favoritos, irmão mais velho, irmão mais novo, Ele os ama tanto e os quer de volta. Isso nos leva ao último ponto da história: Orgulho. A maior coisa que impede as pessoas de entrar no céu é o orgulho. “Todos esses anos tenho trabalhado como um escravo para você e nunca desobedeci às tuas ordens.” É a sua auto-justiça (orgulho) que mantém o irmão mais velho de estar com o pai.

O orgulho faz com que as pessoas digam: “Eu não sou um pecador. Eu fui uma boa pessoa, eu vou entrar no céu “.
O orgulho faz com que as pessoas digam: “Eu nunca fiz nada tremendamente errado. Eu não preciso do pagamento de Jesus pelos meus pecados”.
O orgulho faz com que as pessoas digam: “Eu vivi uma vida boa. Eu não preciso me arrepender do meu pecado.”
Mas o orgulho impede que as pessoas usufruam do amor de Deus.

Você se identifica com o filho mais velho? Tem orgulho e ressentimento impedindo de ter intimidade com Deus? Se você quer ter os braços amorosos de Deus ao seu redor e estar com ele em sua maravilhosa festa no céu, você pode fazer uma oração como esta agora:

“Querido Deus, eu sei que pequei contra ti. Eu creio que Jesus Cristo morreu para que Tu pudesse me receber de braços abertos. Eu quero voltar para ti agora, custe o que custar. Amém”.


Fonte: “Evangelism Toolkit” em www.godlife.com

Tradutor: J.Valderio dos Santos

Foto original: Site da ULBRA – Universidade Luterana do Brasil

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.