Talvez você tenha vivenciado esta experiência: Recebeu o convite para pregar. Nesta hora você começa a se preparar: Oração e Leitura da Bíblia. E à partir daí a preocupação continua pelos dias que faltam para a data do culto em que você irá pregar. O que é importante considerar neste ministério da pregação?
Cada vez mais os membros das igrejas tem a oportunidade de pregar. Já não é o púlpito exclusividade pastoral em muitas igrejas. Sem falar de eventos diversos onde se tem a oportunidade de pregar ou palestrar. Por isso, a Homilética deve ser matéria compreendida por todo aquele que ocupa este espaço: o Púlpito. Como podemos lembrar o que diz Herman Melville, autor de Moby Dick: “Pois o púlpito é sempre a parte mais adiantada da terra; tudo o mais vem depois dele: O púlpito conduz o mundo.”
Cada dia mais a Igreja de Cristo necessita de pregadores comprometidos e fiéis a Palavra de Deus. Por isto, compreenda algo básico sobre a Homilética:
Homilética é Ciência e Arte
É a ciência que se ocupa com o estudo da comunicação da Palavra de Deus. Olhada por outro prisma, a Homilética é também arte, uma vez que trabalha artesanalmente, passo a passo, os elementos que formam o sermão. (João MOHANA. Como Ser Um Bom Pregador. São Paulo: Loyola, 1993 p.9)
Objetivos da Homilética
Ajudar na elaboração do sermão | Ajudar na apresentação da mensagem
Ajuda na Elaboração de sermões com forma e conteúdo
A preocupação com a forma tem sentido para tornar mais claro e objetivo o conteúdo da mensagem, tornando a comunicação mais agradável e penetrante. Entretanto, um sermão com uma boa forma e sem conteúdo é como o algodão doce, pode até impressionar a alguns, mas não permanece; pode até ser bonito, mas não alimenta; pode até atrair, mas não passa de água com açúcar.
Como é uma estrutura da Pregação conforme a Homilética?
- Tema;
- Texto Bíblico;
- Introdução;
- Divisões ou Tópicos;
- Conclusão e/ou Aplicação.
Qual a primeira ação necessária para pregar?
Para cumprir a grande responsabilidade de se colocar diante das pessoas e falarem em nome de Deus, o pregador precisa, antes de tudo, colocar-se diante dEle. Somente conhecendo e tendo comunhão com Deus podemos pregar em Seu Nome.
Bem antes de nos preocuparmos com o preparo homilético e até mesmo com o preparo bíblico, visando à elaboração de um sermão, devemos nos preocupar com o preparo espiritual. Sem ele a pregação, como proclamação da verdade divina, torna-se impossível. Ao preparar o próximo esboço para pregação, lembre-se destes conselhos e se coloque à disposição de Deus!
A SEGUIR:
No próximo artigo vamos apresentar 4 pilares para serem usados no ministério da pregação:
- Dependência de Deus
- Compreendendo o Ser Humano
- Buscando o Poder na Oração
- Meditando na Sua Palavra
Acompanhe a Série Prega a Palavra! , uma série de artigos sobre como elaborar esboço de pregação bíblica e ministrar a Palavra de Deus e impactar vidas com o Evangelho de Cristo.
1 Comment
uma excelente abordagem; excelente conceituação e introdução à Homilética;
o REINO de DEUS agradece!