lutero-pregando-cristo

O que este quadro acima nos diz?

Martin Lutero Als Prediger, 1547
Lucas Cranach, o Velho (1472-1553)
Marienskirche, Wittenberg
Localizado no Stadt-und Pfarrkirche St. Marien, Wittenberg, Alemanha, esta pintura é parte de um retábulo maior por Lucas Cranach, o Velho e proporciona um visual do que acontece durante o evento da pregação cristã – Cristo e este crucificado (1 Cor 1,23 ) é o centro e o conteúdo. Na cruz, Deus se revela no mistério do sofrimento e morte de Cristo, pelo qual Jesus Cristo toma o nosso pecado e a condenação da morte e nos dá a Sua vida. A fé é a nossa confiança de que esse ato de Deus para o mundo é de fato verdade.
Eu encorajo aqueles que pregam a considerar esta imagem como uma metáfora para o que eles fazem e o que acontece quando eles pregam. Do mesmo modo, encorajo aqueles que escutam a pregação de imaginar-se nesta imagem com Cristo crucificado no coração do evento de ouvir a pregação.

Quando você acaba de ouvir uma pregação, você se pergunta em quê foi beneficiado? Pois então, se você é como eu, provavelmente, ao final da audição de uma pregação na igreja (ou em qualquer evento ou de qualquer outra forma) se pergunta ao menos se esta pregação valeu a pena ter tomado seu tempo para ouvir.

O Rev. S.D. Giere, pastor na Igreja Evangélica Luterana na America e criador e editor do site With Ears to Hear (algo traduzido como Com Ouvidos Para Ouvir – visite o site: http://www.withearstohear.org/) escreveu um artigo muito importante relacionando as 5 perguntas que não poderia deixar de serem feitas por você ao terminar de ouvir um sermão. Vejamos quais são:

” Toda vez que você ouvir um sermão, há duas coisas que você deve esperar ouvir :

(1) clara proclamação de que Jesus Cristo, e este crucificado, é o Senhor e Salvador para você e para o mundo; e

(2) um compromisso / militância com a Bíblia – a palavra de Deus escrita.

Perguntas para orientar a sua escuta de semana a semana:

1) Será que Jesus precisa morrer no sermão que foi pregado?

Por quê sim? Por que não?

Ação salvífica de Deus na cruz é o centro da mensagem cristã.  Porque é tentador ficar muito focado em nossas próprias vidas e as ações ou as vidas e ações dos outros, essa questão concentra nossos ouvidos no centro do evangelho. Martinho Lutero (1483-1546) ensina: ” O maior ponto e fundamento do evangelho é que antes de tomar Cristo como exemplo, você O aceita e O reconhece como um presente, um presente que Deus lhe deu e que é para você!” Viver cristão  é muito importante. Vida cristã , no entanto, não deve ser confundida com o Evangelho.

2) Como foi o sermão formado e informado pelas Escrituras?

Sermões cristãos devem ser enraizados e formados pela Escritura – a Bíblia  – em especial, o (s) texto (s) lido na assembléia cristã. Quando alguém ocupa o cargo de pregador, o que ele/ela precisa estar consciente é que não tem um chamado para dizer qualquer coisa que possa imaginar … mesmo que seja interessante, divertido, ou espiritual. O sermão cristão precisa ser enraizado na Palavra escrita de Deus .

3) Como este sermão impactou você como Lei / Evangelho?

A Lei é de Deus o  “não” –  para nossa tendência humana de buscar a integridade e a vida em qualquer coisa que não pode dar a vida –  isto é idolatria.
O Evangelho é de Deus  o “sim” – os braços abertos de misericórdia e amor de Deus para os pecadores que são os braços de Jesus, estendidos lá na cruz.

4) O que o sermão tem a dizer para alguém que ainda não é um cristão?

O sermão deve anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo de maneiras que abrem o sermão para quem é apresentado – cristãos ou não .

5) O que você quer ouvir mais? Ou menos? “


E então, qual sua resposta para a última pergunta? Deixe-nos conhecer comentando este artigo abaixo:

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.