coracao-de-servo

Amas-me? (João 21:17).

Várias perguntas vêm à mente quando lemos esta passagem (João 21:15-17):

Por que Jesus pediu a Pedro três vezes: “Você me ama?”

R: Porque Pedro negou-o três vezes.

Por que ele fez isso publicamente?

R: Porque Pedro negou-o publicamente. Os outros discípulos precisavam ouvir Peter declarar abertamente seu amor por Cristo. Sem ouvir estas palavras, as dúvidas permaneceriam para sempre.

O homem que tinha sido tão arrogante, tão seguro de si, tão confiante de sua própria coragem, agora está completamente humilhado. A primeira pergunta de Jesus – “Tu me amas mais do que estes?” (V. 15) – foi um lembrete sutil de sua ostentação anterior para ser mais fiel do que os outros discípulos (Mateus 26:33). Em sua resposta Pedro declara seu amor por Cristo, mas ele se recusa a comparar-se com alguém. Por mais doloroso que isso fosse, era absolutamente necessário. Jesus faz a limpeza da ferida, de modo que ele pode ser adequadamente curado. Ele está se livrando da culpa e da vergonha de Pedro por lidar com ele abertamente.

Considere o que Cristo não faz. Ele não tenta fazer Pedro se sentir culpado. Ele não o humilha publicamente. Ele não pergunta a ele: “Você está arrependido pelo que fez?” Ele exige dele a promessa de fazer melhor. Ele só faz uma pergunta: “Você me ama?”

Uma vez que tenhamos machucado alguém que amamos, é difícil olhar na cara dele e é mais difícil ainda ser questionado sobre o nosso verdadeiro compromisso. “Como você pode ter feito isso? O que você estava pensando? Você ainda me ama?” Mas as perguntas devem ser feitas e as respostas devem ser dadas. E elas devem ser repetidas, se a verdade é para ser totalmente contada.

Existem três qualificações para aqueles que querem servir ao Senhor:

A primeira é o amor.
A segunda é o amor.
A terceira é o amor.

Primeiro amamos, então servimos.
Primeiro amamos, depois falamos.
Primeiro amamos, então lideramos.

Quando Cristo faz a pergunta pela terceira vez, o coração de Pedro está triste e ele deixa escapar: “Senhor, tu sabes todas as coisas” (v. 17). Com essas palavras Pedro renuncia toda a sua auto-confiança. Naquela fatídica noite no Cenáculo, ele achava que conhecia a si mesmo, mas ele não o conhecia. Agora, ele não tem tanta certeza. Ele nem mesmo confia em seu próprio coração; ao invés disso ele confia no Senhor, que conhece todas as coisas. Este é um poderoso passo em frente no crescimento cristão. É um grande avanço para chegar ao ponto onde você pode dizer com convicção: “A minha confiança está apenas no Senhor.” Às vezes temos que chegar ao  fundo e de maneira dura antes que possamos dizer essas palavras.

Sem dúvida, Pedro amava Jesus mais depois de sua queda do que antes. Ninguém ama como aquele que tem experimentado a graça de Deus em primeira mão.

Eu te amo, Senhor Jesus, mas não como deveria. Remove do meu coração todo o orgulho e concede-me uma boa memória do meu passado para que eu possa te amar mais quando me lembrar o quanto você me amou e perdoou todos os meus pecados. Amém.


 AUTOR: Dr. Ray Pritchard é o presidente do Keep Believing Ministries,  ministério baseado na Internet que serve os cristãos em 225 países. Ele é o autor de 27 livros, incluindo Stealth Attack, Fire and Rain, Credo, The Healing Power of Forgiveness, An Anchor for the Soul and Why Did This Happen to Me? –  Ray e Marlene, sua esposa de 37 anos, tem três filhos-Josh, Mark e Nick, duas filhas adotivas -Leah e Vanessa, e dois netos, Knox e Eli. Seus hobbies incluem ciclismo, navegar na Internet, e qualquer coisa relacionada à Guerra Civil dos EUA.

 Artigo publicado originalmente em inglês em http://www.churchpastor.com/2014/05/3-qualifications-serving-lord/

TRADUÇÃO: J.VALDERIO DOS SANTOS

Curso Basico de Teologia

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.