feliz-sábado-êxodo-20-esperança-do-advento-adventista

Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. (Romanos 14:5; 6 a)

Pontos a serem considerados:
1) Devemos estar seguros em nossa mente se estamos corretos em fazer diferença entre dia e dia ou julgar todos os dias iguais.
2) Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz, porem não está escrito que o que não faz caso de dia e dia, para o Senhor o faz.

Um dos significados da palavra “caso” é: importância ou prestar atenção, e o que isso significa?

O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Portanto, o Filho do homem até do sábado é senhor (Marcos 2: 27; 28.)
Devemos prestar atenção num fato muito importante, Yeshua é senhor de um dia em que o Pai escolheu, santificou e nomeou e a nossa obrigação é conhecer os mandamentos e celebrar o sabado juntamente com a comunidade de Israel, pois estamos ligados a ela, ou seja:
Convosco falo, gentios. E enquanto for apóstolo dos gentios, glorificarei o meu ministério, … Se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos. Se contra eles te gloriares, considera isto: Não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti (Romanos 11:13; 17; 18.)
Pois vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus (I Tessalonicenses 4:2), ou seja:
Respondeu-lhe Jesus: O principal de todos os mandamentos é: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor! Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Marcos 12: 29-31)
Quem ama a Deus de todo o coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças:

1) Não tem outros deuses
2) Não faz ou adora ídolos
3) Não toma seu nome em vão
4) Guarda e celebra o dia santificado, o sabado.

Quem ama o próximo como a si mesmo:

1) Honra a pai e mãe
2) Não mata seu próximo
3) Não pratica adultério
4) Não furta
5) Não mente ou dá falso testemunho
6) Não cobiça os pertences dos outros

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E quem me ama será amado de meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. (João 14:21)
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. (João 15:10)
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos, pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: *a nossa fé. (I João 5:2; 3; 4)
Muito me alegrei em ter achado alguns de teus filhos andando na verdade, assim como recebemos o mandamento do Pai. … E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, para que nele andeis (II João 1:4; 6).
Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. Então ouvi uma voz do céu, que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, descansarão dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanharão. (Apocalipse 14:12;13)
O sabado é um mandamento com promessa.
Temamos, portanto, que, tendo nos sido deixada a promessa de entrar no seu descanso, suceda parecer que algum de vós tenha falhado. Pois também a nós foram anunciadas as boas novas, como a eles, mas a palavra (LEI e PROFETAS) que ouviram nada lhes aproveitou, *visto não ser acompanhada pela fé, naqueles que a ouviram. Ora, nós, os que temos crido, entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira que não entrarão no meu descanso. Contudo as suas obras foram acabadas desde a fundação do mundo. Pois em certo lugar disse ele assim do sétimo dia: E descansou Deus, no sétimo dia, de todas as suas obras. E outra vez, no mesmo lugar: Não entrarão no meu descanso. (Hebreus 4:1-5)
Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber ou por causa dos dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados. Estas são sombras das coisas futuras; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. (Colossenses 2:16)
Neste trecho o escritor e apostolo Paulo nos mostra que a salvação esta tão somente relacionada aos que crêem em Yeshua, e não por obras da lei, apesar de que a lei nos revela o pecado ou seja, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo (Romanos 10:9), por isso ninguém será justificado diante dele pelas obras da lei; antes, pela lei vem o conhecimento do pecado (Romanos 3:20). Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei (Romanos 3:28.), porem não podemos esquecer que a fé sozinha não salva ninguém pois devemos conhecer o pecado através da lei, reconhecer que falhamos, arrepender-nos, pedir perdão a D-us e ter fé que Ele nos perdoou e somente desta forma as obras da lei terão validade, pois passaremos a cumprir o mandamento do amor ao próximo e a D-us juntamente com a fé. Vejamos o que Tiago escreveu os judeus convertidos que viviam fora da Terra Santa e também os judeus devotos da Diáspora:
Meus irmãos, que proveito há se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Pode essa fé salvá-lo? … Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta. (Tiago 2: 14; 17; 24; 26)
Ninguém poderá julgar o próximo por causa de sábados, porem o apostolo Paulo continua o sermão dizendo que o comer, beber, dias de festas, luas novas e sábados são sombras das coisas futuras, ou seja, o reconhecimento e guarda do sabado somente terá valor se realmente você crer em Yeshua reconhecer e confessar os seus pecados que só serão conhecidos através da lei e assim automaticamente e voluntariamente passara a comemorar o dia da promessa em que entraremos no descanso do Pai.
Profecia relacionada à promessa:
Pois assim diz o Senhor: Aos eunucos (144.000) que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. ( Cumprimento da profecia, ver Apocalipse 14:1; 3; 4).
Aos estrangeiros (gentios) que se chegarem ao Senhor para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança (Romanos 9:4 e Efésios 2:12), também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração. (Isaias 56:4; 5; 6; 7 a) – Cumprimento da profecia, ver Apocalipse 21:9 – 27.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e *encontrareis descanso para as vossas almas. (Mateus 11:29)
No versículo citado acima podemos encontrar uma promessa de descanso no sentido natural / físico, pois Yeshua e senhor do sabado e se aceitamos esta afirmação automaticamente comemoramos o dia santificado por D-us no qual Yeshua e senhor, também encontramos a promessa relacionada ao descanso no sentido espiritual, ou seja, o dia em que entraremos no descanso do Pai e para isso ser possível devemos guardar os mandamentos de D-us.
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos, pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (I João 5:2; 3; 4)
O sétimo dia pode ser considerado um após seis trabalhados ou devemos reconhecer literalmente o sabado do calendário judaico que coincide com o gregoriano?
Disse mais o Senhor a Moisés: Dize aos filhos de Israel: Certamente guardareis os meus sábados. Isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações, para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. … Os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre, pois em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou (Gênesis 2: 2; 3) e tomou alento (Êxodo 31:13; 16; 17).
Yeshua comentou numa de suas conversas com os fariseus que tanto Ele quanto o Pai trabalhavam no sabado, aparentemente parece que Yeshua nos mostra que tanto ele quanto o Pai estavam transgredindo a própria lei que o Pai havia dado a Moises, porem não existe em parte alguma da lei um mandamento que proíbe trabalho físico para finalidade espiritual, pois o próprio D-us disse:
Disse o Senhor a Moisés:… No dia de sábado oferecereis dois cordeiros de um ano, sem defeito, e dois décimos de um efa de flor de farinha, amassada com azeite, em oferta de cereais, com a sua libação. (Números 28:1; 9)
Por causa disso que os sacerdotes não violavam a lei de D-us e sim a lei dos fariseus que era composta por mandamentos de homens que aparentemente tinha como base a lei de D-us, porem enxertada de fardos *que eles mesmos transgrediam, sendo assim a lei que os sacerdotes violavam não era a lei originalmente estabelecida pelo Senhor e sim as tradições dos “mestres da lei”, exemplo:
Tomando a palavra o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar. Nestes vinde para serdes curados, e não no sábado. Respondeu-lhe, porém, o Senhor: * Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi, ou jumento, e não o leva a beber? E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?
Dizendo ele (Yeshua) isto, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que Jesus fazia (Lucas 13:14-17).
Ou seja:
Querem ser mestres da lei, mas não entendem nem o que dizem nem o que com tanta confiança afirmam (I Timoteo 1:7).
Quem não queria que o povo fosse curado nos sábados eram justamente os lideres religiosos baseados em suas tradições e não exatamente na lei divina, vejamos mais alguns exemplos citados por Yeshua:
Ele, porém, lhes respondeu: Por que quebrais vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? (Mateus 15:3)
Jeitosamente rejeitais o mandamento de Deus para guardardes a vossa própria tradição. (Marcos 7:9)
Invalidais, assim, a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes. … (Marcos 7: 13).
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu escravo, nem a tua escrava, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Pois em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, mas ao sétimo dia descansou. Por isso abençoou o Senhor o dia de sábado, e o santificou.
Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás, para que descanse o teu boi e o teu jumento, e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro. (Êxodo 20:8-11 / 23:12)
O trabalho definido em Êxodo nada mais e do que o conjunto das atividades humanas, manuais ou intelectuais, que visam a produtividade; esforço humano aplicado à produção de riqueza; cuidado; aflição e, ou preocupação.
O Senhor Deus tomou o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar (Gênesis 2:15).
Ao homem disse: Porque deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida. Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; pois és pó, e ao pó tornarás (Gênesis 3: 17-19).
Conclusão:
Ou seguimos os padrões estabelecidos por Deus ou seguimos os padrões estabelecidos pelo romanismo que cumpriu a profecia proferida pelo profeta Daniel, vejamos:”Porque o Senhor dá a sabedoria, da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.” Proverbios 2:6
… sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo o que está escrito na lei e nos profetas (Atos 24:14).

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.