sine-die-sine-fine-face

Você sabe o significado de Sine Die? Em uma circunstância pessoal eu descobri o que significa este termo. Esta expressão em latim, geralmente utilizada em enunciados judiciais, significa sem prazo ou prazo indeterminado. Geralmente está associado a sentenças onde a decisão permanece “até que” ou “enquanto” determinada condição seja satisfeita. Por exemplo, a apresentação de algum documento ou prova para confirmar algum fato ou prosseguir com etapas de um processo.

Isto me levou a considerar uma realidade humana ligada a esta expressão Sine Die. Podemos não usá-la em nosso vocabulário cotidiano. Mas, acontece de muitos de nós impô-la em nossas relações com o próximo. Não ouvimos alguém dizer algum dia: “Se fulano não mudar de atitude, eu não o perdoarei.” ou “Se fulano se manter assim, ele tem tudo comigo. Mas se vacilar comigo, já era…”?

Temos a forte tendência de sermos limitados em oferecermos o melhor de nós a alguém se ele não nos satisfazer alguma condição. Ainda violentamos a exegese de algum texto bíblico como afirmar que “não se dá pérolas a porcos” (Mateus 7:6).
Mas, a atitude e ação de Deus é bem diferente da atitude humana. Em Lamentações de Jeremias 3:22, a mensagem de Deus se torna rica para nós nesse assunto: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim“.

Deus em sua grandeza nos oferece o melhor Dele, independentemente de nossa condição. Ele nos trata segundo Sua infinita misericórdia. Sempre supera nossa expectativas.

Numa lição bíblica que estudei recentemente, o autor usou o exemplo da paciência de Jesus com Paulo. Ao contrário de aniquilar o perseguidor da Igreja, Jesus estabelece um chamado ao “principal dos pecadores” para ser um instrumento escolhido e anunciar o evangelho a todos os povos.

Isto me levou a outra expressão em Latim: Sine Fine. Esta significa sem fim ou ilimitado. Pode ser usada em situações onde se usufrui de algum direito por toda vida.

Enquanto Sine Die impõe a necessidade de se alcançar ou atingir uma condição para usufruir de um benefício ou sofrer um malefício, a misericórdia de Deus se impõe contra tudo isso. As misericórdias do Senhor é Sine Fine, ou seja, sem fim.
Este seja o fundamento de sua fé!

Não existe nenhuma condição que nos impeça de sermos alcançados com o Amor, a Graça e a Misericórdia de Deus. Confie! O Senhor pode te alcançar em quaisquer circunstâncias. E pode te demonstrar seu favor em todo tempo e em toda situação.

Está passando por algum momento difícil? Acredita que te falta alguma virtude ou condição para que só então tenha “direito” de usufruir de algum benefício?

Não viva na opressão do Sine Die! Liberte-se…
Viva no tempo de Deus: Sine Fine! Como em Jeremias podemos concluir: As misericórdias do Senhor não tem fim…

Soli Deo Gloria!

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

2 Comments

    • J Valderio Santos Reply

      Obrigado pela visita, Ezequiel!
      Em todos os idiomas podemos afirmar como no latim: “Sine Fine” é a misericórdia do Senhor para nós! Abraços!

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.