Porque é Que Acontecem Coisas Más a Pessoas Boas?

Por Ken Korkow
coisasmaspessoasboas

Já tentou explicar, ou mesmo compreender, porque é que acontecem coisas más a pessoas boas?  Há negócios que fracassam, empregos que se perdem, dificuldades financeiras que ocorrem e entes queridos que contraem enfermidades graves ou que morrem cedo demais.  “O que fizeram para merecer isso?” – perguntamos nós.
A maior parte de nós sustenta uma visão de “causa e efeito” na vida.  Se fazemos algo errado, enfrentamos as consequências.  Contudo, quando não fizemos nada de errado, torna-se mais difícil lidar com coisas más.  Anos de experiência ensinaram-me que é impossível ao finito compreender e explicar o infinito.  Contudo, reflectindo sobre esta antiga questão, creio que Deus providenciou uma analogia que proporciona uma semente de esperança na nossa busca por sentido num mundo de tragédias, calamidades e caos.
Lembra-se quando, em criança, os seus pais o levavam ao médico para fazer um exame ou levar uma vacina?  Lembra-se de quando o médico se aproximava com aquela detestável injecção?  Provavelmente olhou para os seus pais com horror, dor e incredulidade e sentiu-se traído.  Provavelmente pensava:  “Porque é que eles permitem que isso aconteça?  Eu achava que me amavam!”.  Sim, eles amavam-no.  O problema era que não era fácil para si entender que, o que estavam a permitir que lhe fosse feito, era para o seu bem e, assim, acabava por achar que eles não se importavam consigo.
Os sentimentos são normais.  Deus criou-nos com sentimentos.  Contudo, não devemos tomar decisões baseadas em sentimentos.  As nossas decisões precisam de estar fundamentadas na verdade – a verdade definitiva.  Por isso, consulto diariamente a Bíblia, em busca de sabedoria, orientação e respostas, incluindo a resposta à pergunta, “Porque é que acontecem coisas más a pessoas boas?”  Veja o que as Escrituras me ensinam sobre este assunto:
Algumas coisas más são o resultado do mundo decaído que nos cerca.  “Fica sabendo que, quando chegarem os últimos tempos, hão-de vir momentos difíceis.  Os homens serão egoístas, gananciosos, pretensiosos, orgulhosos, blasfemos, desobedientes aos pais, mal-agradecidos e descrentes.  Serão gente sem amor nem espírito de colaboração.  Serão caluniadores, desonestos, desumanos, inimigos do bem, traidores, insolentes, duros de entendimento e mais amigos dos prazeres do que de Deus.  Têm aparências de piedade, mas renegam a sua verdadeira força.  Foge também deles”  (II Timóteo 3:1-5). 
Mesmo as coisas más podem ser usadas por Deus para o nosso bem.  “Nós sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são chamados segundo o seu plano”  (Romanos 8:28).
As Escrituras são o recurso de todas as épocas para se lidar com circunstâncias boas ou más da vida.  “Tu, porém, mantém-te firme naquilo que aprendeste e aceitaste confiante.  Sabes bem de quem o aprendeste e que desde a infância conheces as Sagradas Escrituras.  Sabes que elas podem dar-te a sabedoria que leva à salvação, pela fé em Cristo Jesus.  Toda a Escritura é inspirada por Deus e serve para ensinar, convencer, corrigir e educar, segundo a vontade de Deus, a fim de que quem serve a Deus seja perfeito e esteja pronto para fazer tudo o que é bom”  (II Timóteo 3:15-17).
Está zangado?  Temeroso?  Está em dúvida com Deus?  Diga-Lhe isso.  É o que alguns chamam de “orar”.  Depois, ouça a resposta d’Ele.  Ele vai falar consigo por meio da Sua “carta de amor”, comummente conhecida pelo nome de “Bíblia”.
Talvez  esteja a pensar:  “Eu já tentei obter respostas através da religião e não funcionou!”  Sim, é possível que já tenha tentado buscar respostas às suas dúvidas através da religião, que é a busca do homem no sentido de ser suficientemente bom para agradar a Deus.  Mas, se parou por aí, deixou de experimentar um relacionamento pessoal e autêntico com Deus, através de Jesus Cristo.  É o único caminho para encontrar a resposta que procura.

Texto de autoria de Ken Korkow, que vive em Omaha, Nebraska, U.S.A., onde serve como director regional de CBMC.  Este texto foi adaptado da coluna “Fax of Life”, que ele escreve semanalmente.  Tradução de Mércia Padovani.  A equipa de revisores desta publicação é constituida por Edite e Fernando AscensoHeike GomesJoão Borges, entre outros.

As citações da Bíblia Sagrada são retiradas da tradução em português corrente de “a BÍBLIA para Todos”, Tradução Interconfessional.  Copyright © 1993, 2009 edição da Sociedade Bíblica de Portugal.  Usado com permissão.  Informações e contacto:  info@sociedade-biblica.pt,  www.abibliaparatodos.pt.

 

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.