por Robert J. Tamasy

adversidades

Como está a sua empresa?  E a sua carreira?  Talvez esteja a lutar muito, com as habituais incertezas quanto ao futuro.  Mesmo que a sua situação esteja a ser ótima, é provável que tenha enfrentado enormes desafios.  A adversidade tem se tornado uma companheira de toda a gente, duma maneira ou de outra.

A adversidade não é algo que procuramos.  De fato, normalmente encaramos a adversidade como a consequência de algum erro que cometemos.  Se estamos a trabalhar arduamente, a operar segundo as regras, a agir com sabedoria, então a prosperidade – e não a adversidade – deve ser a nossa recompensa.  Pelo menos, nós gostamos de pensar assim.

A verdade, no entanto, é que a adversidade pode ser um excelente tutor.  Jamais esquecerei um encontro que tive com um jovem empresário, que teve de enfrentar preconceitos raciais de inúmeras formas.  O Gerald, bem podia ter escolhido a amargura e o rancor.  Mas escolheu responder dum modo positivo, adaptando o lema que repetia frequentemente:  “Muito obrigado pela adversidade!”.  O confronto comas adversidades ajudou-o a desenvolver um carácter mais robusto.  Levou-o também a lembrar-se da sua própria fraqueza e incapacidade para controlar as circunstâncias.  Isso deu-lhe a compreensão da importância dum relacionamento profundo e transformador com o seu Criador.  Ao lidar com as realidades difíceis ou com o sucesso, Gerald descobriu uma verdade simples na sua Bíblia:  Posso enfrentar todas as dificuldades naquele que me fortalece  (Filipenses 4:13).

No mundo profissional e empresarial estamos acostumados a confiar numa variedade de recursos:  bancos, equipa, metas, planos estratégicos, experiência, perícia, finanças pessoais, entre muitos outros.  Vencer pelo nosso próprio esforço envaidece-nos e, às vezes, os nossos melhores esforços e recursos não são suficientes para vencer os obstáculos.  A Bíblia oferece sugestões para encararmos a adversidade como amigo e não como um inimigo:

Adversidade treina a fé e encoraja a persistência.  Assim como uma pessoa faz exercícios físicos com pesos cada vez maiores, para desenvolver a força muscular, também as dificuldades no trabalho e na vida, servem para fortalecer-nos.  Meus irmãos, devem sentir-se profundamente felizes ao terem de passar por várias provações.  Pois sabem que uma fé assim provada dá como fruto a perseverança.  Procurem ser perseverantes até ao fim para chegarem a ser completamente perfeitos, sem faltar nada  (Tiago 1:2 a 4).

Adversidade fundamenta uma esperança confiável. Podemos ter a esperança de crescimento nos nossos empreendimentos ou melhoria na economia, mas somos limitados para promover as mudanças que desejamos.  Quando a nossa esperança repousa na graça, no amor e na soberania de Deus, podemos experimentar paz e alegria.  Mais ainda, nós sentimos alegria nos nossos sofrimentos, porque o sofrimento produz a perseverança;  a perseverança provoca a firmeza de carácter nas dificuldades e a firmeza produz a esperança…  (Romanos 5:3 e 4).

Adversidade lembra-nos quem realmente está no controlo.  Na nossa esfera de ação visível e pragmática podemos facilmente ignorar o envolvimento e interesse de Deus nos acontecimentos.  A Bíblia assegura-nos que Ele é soberano – está no controlo absoluto – e vai estabelecer os Seus planos divinos.  Nós sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, dos que são chamados segundo o seu plano  (Romanos 8:28).


Texto de Robert J. Tamasy , vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta, Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.  Tradução de Mércia Padovani.  A equipa de revisores desta publicação é constituída por Edite e FernandoAscensoEmanuel ResinaHeike GomesJoão Borges, entre outros.

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.