Objetividade da Igreja nos 5 Atos

lendo-a-biblia-em-grupo

Como conseguir que todas as atividades da igreja alcance cada alvo proposto e atinja resultados? Tendo objetividade no planejamento, realização e avaliação de cada atividade.

Vamos ao dicionário e descobrir o que é objetividade?

Consultei 2 dicionários online:

Michaellis:
objetividade
ob.je.ti.vi.da.de
sf (objetivo+i+dade) 1 Qualidade de objetivo. 2 Existência real do que se concebeu no espírito. 3 Tendência de julgar pelos fatos sem deixar-se influenciar por seus sentimentos, prevenções ou predileções.
(http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=objetividade)

Priberam:
ob·je·ti·vi·da·de |èt|
(.objetivo + -idade)
substantivo feminino
1. Qualidade de .objetivo.
2. Existência real (da coisa que se concebeu no espírito).
3. Perfeição devida ao assunto se ter imposto ao talento do artista ou do literato.

“objetividade”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/objetividade [consultado em 02-11-2014].

Destas duas definições próximas podemos aplicar aqui: Cada atividade da igreja dever ter um objetivo bem definido (1) que permita realizar tudo o que se idealizou inicialmente (2), e que se permita avaliar os resultados alcançados sem se deixar influenciar por qualquer coisa que impeça-nos de determinar se o que fizemos foi bem-sucedido ou não(3).

No material disponibilizado pelo site IgrejaIntegrada.com.br é citada o tipo da avaliação feita por Jesus:
“Jesus realizou avaliações objetivas e subjetivas com sua equipe de doze apóstolos em vários momentos, veja algumas:
a. Quando Jesus acalmou a tempestade (Mat. 8: 23-27), Ele viu dificuldades em sua equipe de vencer aquele desafio. Ele disse: “Por que temeis, homens de pequena fé?”. Essa reunião de avaliação em alto mar certamente deixou marcas naqueles homens.
b. Em outro caso no mar, os apóstolos temeram quando viram Jesus andando sobre as águas (Mat. 14:22-36). Depois de superado o primeiro momento de temor, Pedro tentou andar sobre as águas e afundou. Jesus lhe perguntou: “Homem de pequena fé, por que duvidaste?” Provavelmente, naquele  barco tenha havido outra reunião de avaliação.
c. E na multiplicação do pães (Mat. 14: 13-21), sobraram doze cestos, que avaliação deve ter sido feita?”
(http://www.igrejaintegrada.com.br/web/Ferramentas/Artigo%2004%20-%20Avalia%e7%e3o%20dos%20Resultados.pdf)

Quando considerarmos nossas atividades, precisamos analisar se estas vão contribuir para o crescimento e edificação da Igreja.

Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.(1 Coríntios 14:12)

Muitas igrejas locais enfrentam a dor de realizar atividades improdutivas para o reino de Deus apenas para atender a liderança à qual está subordinada (pastor, federações, convenções e departamentos ministeriais e etc). Outras vezes realizamos determinadas atividades por tradição, por vaidade própria e nem mensuramos se alcançamos algum benefício para a Igreja em crescimento ou edificação. Qual igreja já não fez um “Culto do Amigo”?

Se antes de idealizar, planejar e realizar cada atividade fosse possível determinar com objetividade cada uma delas? E quais objetivos escolher? Qual direção tomar?

No método dos 5 Atos da Igreja classificamos 5 direções que cada atividade precisa ter para atingir o alvo de crescimento e edificação da Igreja. Vejamos cada um deles:

1.Alcançar

Toda ação da Igreja que promova o contato com pessoas não-alcançadas anteriormente pela sua pregação. Precisamos ter esta direção contínua de alcançar pessoas que ainda não conheceram ou aceitaram o Evangelho de Cristo. Cada atividade nesta direção, estimula a congregação dos santos a manter contato com não-crentes para apresentar a plano de salvação.

Exemplos: Evangelismo de rua, cultos evangelísticos (na igreja ou em casas e outros lugares externos), cursos bíblicos, pequenos grupos.

2.Unir

Toda ação que promova a unidade da Igreja em todos os seus diversos aspectos (fisica, social, relacional, teologica e organizacional). Cada ser humano tem a necessidade de ser aceito e acolhido em um grupo social que lhê ofereça o sentimento de pertencimento e amor. Na Igreja, somos responsáveis a contribuir para a unidade desejada por Cristo para a Sua Igreja sejam um realidade. Pessoas foram alcançadas na primeira direção da Igreja, e agora? Nesta direção de Unir, a Igreja tem atividades que permite que os seus membros compartilhem suas vidas e sua fé.

Exemplos: Discipulado, encontros, reuniões, “junta-panelas”, retiros, etc.

3.Adorar

Qualquer ação que magnifique a Deus em seus atributos. A Igreja é o lugar onde levantamos o Altar de Adoração à Deus. Na direção de Adorar a Deus, todas as atividades promovem o encontro do crente com Deus diante de seu altar. Fomos criados, somos regenerados e assumimos o papel de povo que é Sacerdócio Santo.
Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.(1 Pedro 2:5)
Como sacerdotes, em adoração viva, nos rendemos ao Deus Soberano que nos ofereceu o seu amor com todas as provas que o sacrifício de Cristo nos mostra.

Exemplo: Cultos e campanhas de oração, encontros de louvor, pregações centralizadas nos atributos de Deus, grupos de oração.

4.Servir

Toda ação que beneficie o próximo em cumprimento dos planos de Deus e que glorifique-O em suas motivações. Na comunidade dos santos, esta direção conduz cada crente a dedicar a sua vida, os seus talentos e dons, os seus bens e o seu chamado para suprir a necessidade do próximo (dentro e fora da Igreja). Aqui a Igreja, enquanto Corpo de Cristo, é nutrida pelo ministério de cada membro e expressa a compaixão de Deus ao mundo de maneira prática.

Exemplo: ações sociais, formação de lideres, atividades de beneficência, ministérios diversos.

5.Enviar

Ações da Igreja para motivar, convocar, capacitar e apoiar cada crente na missão de alcançar outros com o propósito da salvação. Na direção da Enviar a Igreja cumpre a grande comissão através de cada membro do corpo de Cristo. São atividades que cooperam

Apresentamos os 5 Atos da Igreja (Alcançar, Unir, Adorar, Servir, Enviar) que deveria ser as direções das atividades eclesiásticas para evitar o ativismo e conduzir o Corpo de Cristo ao alvo de sua soberana vocação.

Agora é com você!

Responda para si mesmo as 5 perguntas abaixo:

  1. O que eu tenho feito que me coloca em contato com pessoas que não são membros de minha igreja para que eu compartilhe o evangelho com elas?
  2. Eu tenho dedicado tempo de qualidade para me relacionar com outros membros da minha Igreja além do tempo de cultos e programações oficiais?
  3. Me sinto satisfeito com o tempo e com os momentos de adoração a Deus que tenho participado em minha igreja?
  4. Tenho separado tempo e recursos para ajudar o meu próximo em suas necessidades?
  5. Tenho feito parte daqueles que defendem a causa missionária e o evangelismo em minha Igreja?

No próximo artigo, vamos demonstrar como efetuar uma avaliação estatística para descobrir se as atividades da sua igreja está nas direções dos 5 Atos da Igreja. Mas, estas perguntas acima são para você mesmo, pois se estamos desejando avaliar a Igreja e seu alcance precisamos começar por nós mesmos. Concorda?

Enquanto espera os próximos artigos, eu ficaria feliz de ouvir seus comentários. Deixe o seu comentário logo abaixo deste artigo.

Receba também um questionário do site Igreja Integrada para começar ainda hoje a diagnosticar os atuais projetos em sua Igreja. Clique abaixo e desbloqueie o download:

[sociallocker]https://diarioministerial.com.br/igreja-integrada-diagnostico-projetos-igreja[/sociallocker]

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.