Lembranças Duradouras

Por Rick Boxx

lembrancaseternas

 

No ano passado coordenei uma conferência dirigida a empresários e profissionais, na qual um dos oradores era Peter Herschend, co-fundador do Silver Dollar City, parque temático recreativo localizado em Branson, Missouri, EUA. Enquanto ajeitávamos o microfone que Peter usaria para sua apresentação, um homem da platéia subiu ao tablado e entregou a ele um presente.
É absolutamente incomum que um ouvinte se levante e ofereça um presente ao orador, especialmente antes da apresentação. Assim, surpreso e com uma ponta de hesitação, Peter abriu a caixa, onde havia um álbum contendo fotos coloridas de personagens e empregados do Silver Dollar City.
O doador explicou que o álbum representava as memórias que sua família acumulara durante os vários anos em que frequentou o centro de diversão de Peter. As fotos simbolizavam a apreciação da família por muitos momentos felizes que tinham desfrutado – eram lembranças preciosas.
Esse gesto se enquadra perfeitamente com o que Peter declara ser a missão de sua empresa: “Criar lembranças que valham a pena repetir”. O engraçado é que o gesto gentil daquele convidado produziu uma lembrança duradoura para nosso orador.
Não deveria ser este o objetivo principal de nossas empresas, seja qual for o produto ou serviço que forneçamos: criar lembranças que valham a pena repetir? O trabalho que realizamos pode não resultar em fotos divertidas, mas precisa ter uma qualidade tal que venha a formar imagens positivas que perdurem com o passar do tempo.
Por exemplo: o cliente de um café pode guardar lembranças de aromas e sabores agradáveis da bebida servida, além de um serviço amistoso e conversas interessantes; clientes de uma loja de varejo podem lembrar-se da cortesia e atenção dispensada pelos vendedores, ansiosos por guiá-los aos produtos que procuram; um cliente pode guardar por longo tempo, a grata lembrança dos esforços de um planejador financeiro, ao tratar de assuntos práticos que não necessariamente geraram ganhos adicionais por sua consultoria.
Claro que experiências com entretenimento – visitar um parque temático ou assistir a um evento esportivo – produzem mais facilmente lembranças duradouras, mas um comércio onde os atendentes sempre cumprimentam os clientes sorrindo e com frases agradáveis também pode ser significativo. Seja qual for o produto ou serviço, seria sábio criarmos um ambiente que, depois que clientes e fornecedores tenham trabalhado conosco possam concluir: “Estou contente por ter negociado com eles”.
Na Bíblia, Provérbios 10.7 ensina: “A memória deixada pelos justos será uma benção, mas o nome dos ímpios apodrecerá”.  Boas experiências deixam lembranças duradouras; más experiências ou são propositalmente esquecidas ou deixam sentimentos negativos e amargos que fazem com que os clientes não voltem a negociar conosco.
As lembranças que você vai criar hoje serão uma benção ou vão desaparecer?

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.