Descubra o Seu Destino, Servindo!

por Robert J. Tamasy 

servindoTodos temos ambições e aspirações.  Há os que lutam para alcançar as mais altas posições na sociedade ou conquistar grandes responsabilidades administrativas.  Outros preferem uma abordagem empresarial, à espera de um dia poderem gerir o seu próprio negócio ou empresa.  Ainda para outros, as metas assumem forma tangível – bens ou compensações materiais.

“Tudo para ser feliz!” ou “Porque você merece!”, dizem alguns, sabendo que a tendência é definir a felicidade em termos do que apenas desejamos.  Por isso, intrigou-me a afirmação de Albert Schweitzer, médico e filósofo franco-germânico:  “Não sei qual será o seu destino, mas uma coisa sei:  os únicos a serem realmente felizes serão aqueles que buscarem e descobrirem formas para servir os outros…”

Quantos sinceramente moldam as suas ambições em torno do serviço prestado à comunidade?  Podemos pensar nalgumas excepções notáveis, como a Madre Teresa e o próprio Schweitzer, que construiu um hospital e estabeleceu uma clínica médica na África Central no início do século XX.  Mas neste século XXI, a noção de encontrar a felicidade servindo as pessoas, geralmente parece contrária ao nosso modo de pensar, especialmente no meio profissional e empresarial, onde muitos passam a maior parte do seu tempo.

Talvez sejamos tentados a descartar a ideia de alcançar felicidade servindo as pessoas, taxando-a de idealismo tolo.  Porém, quantas vezes a nossa própria vida não foi enriquecida pelo altruísmo de outras pessoas?  Um professor que nos ofereceu tempo e atenção especiais;  um colega que voluntariamente se ofereceu para nos prestar assistência;  um chefe que investiu tempo e energia para nos orientar, tornando-nos mais hábeis e produtivos e, por conseguinte, mais valiosos para a empresa…

Jesus falou muitas vezes acerca do serviço a prestar aos outros.  A regra de ouro deriva deste princípio:  “Façam aos outros como desejam que os outros vos façam” (Lucas 6:31).  Mais tarde, Ele renovou a advertência do Velho Testamento ao dizer a um líder religioso o seguinte:  “… ama o teu próximo como a ti mesmo”  (Levítico 19:18, Lucas 10:27).

Apreciamos ser tratados com justiça e consideração.  Devemos apresentar a mesma atitude, tratando os outros da mesma maneira.  Entretanto, em muitos casos, isso não acontece naturalmente.  É preciso assumir uma intenção e um compromisso para centrar a nossa atenção nos interesses dos outros.  Uma empresa para a qual trabalhei, cumpre isso através da sua declaração de valores:  “Buscamos o que há de melhor nos outros e vemos cada pessoa como um ser único.  Em todos os nossos procedimentos trataremos o outro com cortesia, respeito, consideração e aceitação!” Vejamos alguns princípios da sabedoria bíblica sobre o assunto:

Colocar os outros em primeiro lugar.  “Não façam nada por ambição pessoal nem por orgulho, mas, com humildade, considerem os outros superiores a vós próprios.  Que ninguém procure apenas o seu interesse, mas também o dos outros”  (Filipenses 2:3 e 4).

Imitar o carácter de Cristo.  “Tenham os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus:  Ele, que por natureza era Deus…  privou-se do que era seu e tomou a condição de escravo…”  (Filipenses 2:5 a 7).

Servir na força de Deus.  “… agora estamos livres da lei e morremos para aquilo que nos tinha como escravos.  Assim podemos servir a Deus duma maneira nova, segundo o Espírito, e não à maneira antiga da lei”  (Romanos 7:6).


Texto de Robert J. Tamasy , vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta, Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.  Tradução de Mércia Padovani.  A equipa de revisores desta publicação é constituída por Edite e FernandoAscensoEmanuel ResinaHeike GomesJoão Borges, entre outros.
As citações da Bíblia Sagrada são retiradas da tradução em português corrente de “a BÍBLIA para Todos”, Tradução Interconfessional.  Copyright © 1993, 2009 edição da Sociedade Bíblica de Portugal.  Usado com permissão.  Informações e contacto:  info@sociedade-biblica.pt,  www.abibliaparatodos.pt.

 

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.