conectado-demais-blog
 
“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” 
(Fil. 2:4)
 
Uma reportagem recente disse que o Brasil é o País mais conectado do mundo e que há muitos problemas de dependência. Cada dia temos novas maquinas para estar mais conectado.  Podemos estar conectados 24 horas (além de dormir) em todo lugar. Estamos conectados com a mídia com:
1.  Celulares e telefones;
2.  Internet;
3.  Redes sociais  –  Facebook;
4.  Filmes;
5.  Televisão;
6.  Vídeo Games;
7.  Música.
O problema é que os cristãos estão conectados demais.
 
O QUE HÁ DE ERRADO EM ESTAR CONECTADO DEMAIS?
 
1.   Estamos conectados demais com o mundo.
Há uma grande diferença entre o mundo e o cristão.  Deve haver uma grande diferença entre os pontos de vista do mundo e do cristão.
 
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,” (Salmo 1:1)
A mídia está cheia do conselho dos ímpios e o cristão que está conectado 24 horas por dia vai assimilar o ponto de vista do mundo.
 
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.” (I João 2:15).  Na mídia os mandamentos de Deus são quebrados constantemente.
  
2.   Estamos desperdiçando nosso tempo.
 
“Remindo o tempo;  porquanto os dias são maus.” (Efésios 5:16)
As 24 horas por   dia     são    um    grande     presente de Deus.  Não são para “matar o tempo”.  Nós devemos usar nosso tempo para Deus. Devemos orar, estudar a Bíblia, meditar e servir a Deus, “…e na sua lei medita de dia e noite.” (Salmo 1:2)
  
3.  Estamos falando demais.
É possível fazer uma boa coisa demais. Podemos comer demais ou exercitar demais.  É bom conversar, mas os cristãos estão falando demais na mídia hoje.  Eles nunca param de falar nos celulares, e-mails, e Facebook.
 
“assim sejam poucas as tuas palavras…a voz do tolo da multidão das palavras.”  (Ecles.  5:2,3)
O tolo fala demais.  Também o pecado surge quando falamos demais.
 
“Na multidão de  palavras  não  falta  pecado,”  (Prov. 10:19)
Falar demais pode virar fofoca.
  
4.  Com Facebook e outras redes sociais é fácil ter problemas com orgulho.
Pessoas põem milhares de fotos deles mesmos e o foco é neles mesmos.  É fácil se mostrar, fazendo mais e melhor do que os outros.  Pessoas falam de quantas centenas de amigos eles  têm  no  Facebook.
 
“Não atente  cada  um  para  o  que  é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Fil. 2:4)
  
5.  Estar conectado demais traz problemas de concentração.
Muitos jovens hoje são nervosos e têm muitos problemas na escola. Nos vídeo games, internet e filmes as imagens mudam muito rápido.  Por isso fica difícil se concentrar para estudar a Bíblia.  Por que hoje temos igrejas com poucos jovens?  Uma das razões  é  que  o  culto  se  torna  chato depois de estar conectado.
  
6.  Estar conectado demais traz problemas de relacionamento.
A mídia aproxima pessoas que estão distantes e distancia pessoas que estão próximas. Hoje podemos falar com  pessoas do outro  lado  do  mundo  mas    temos problemas  falando  com  pessoas próximas como você pode ver nas imagens neste artigo (pág. 1). Quantas vezes temos que esperar enquanto amigos ao nosso lado falam no celular?
 
 7. Perdemos privacidade.
Como a Presidente Dilma descobriu com a espionagem dos Estados Unidos, outros podem ver e ouvir tudo que nós fazemos e falamos na mídia.  Quanto mais conectado estamos, menos privacidade temos. Pessoas estão viciadas na mídia como pessoas nas drogas.  Quando eles têm problemas técnicos com conexões é como o mundo tivesse acabado.
  
O QUE NÓS DEVEMOS FAZER?
Devemos limitar e controlar nossas conexões.
Devemos usar nosso tempo para a glória de Deus; orando, estudando a Bíblia, meditando e servindo a Deus.
Para limitar e controlar um pouco nossas  conexões,  seria  bom  desligar tudo no dia do Senhor.
É possível para você desconectar um pouco?

Fonte: [Texto publicado no jornal O FUNDAMENTALISTA – Ano V, Verão 2014 – Número 1.] por Pr Miguel Maciel (recebido por email)

 

bic08

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.