“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”
(Fil. 2:4)
Uma reportagem recente disse que o Brasil é o País mais conectado do mundo e que há muitos problemas de dependência. Cada dia temos novas maquinas para estar mais conectado. Podemos estar conectados 24 horas (além de dormir) em todo lugar. Estamos conectados com a mídia com:
1. Celulares e telefones;
2. Internet;
3. Redes sociais – Facebook;
4. Filmes;
5. Televisão;
6. Vídeo Games;
7. Música.
O problema é que os cristãos estão conectados demais.
O QUE HÁ DE ERRADO EM ESTAR CONECTADO DEMAIS?
1. Estamos conectados demais com o mundo.
Há uma grande diferença entre o mundo e o cristão. Deve haver uma grande diferença entre os pontos de vista do mundo e do cristão.
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios,” (Salmo 1:1)
A mídia está cheia do conselho dos ímpios e o cristão que está conectado 24 horas por dia vai assimilar o ponto de vista do mundo.
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há.” (I João 2:15). Na mídia os mandamentos de Deus são quebrados constantemente.
2. Estamos desperdiçando nosso tempo.
“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” (Efésios 5:16)
As 24 horas por dia são um grande presente de Deus. Não são para “matar o tempo”. Nós devemos usar nosso tempo para Deus. Devemos orar, estudar a Bíblia, meditar e servir a Deus, “…e na sua lei medita de dia e noite.” (Salmo 1:2)
3. Estamos falando demais.
É possível fazer uma boa coisa demais. Podemos comer demais ou exercitar demais. É bom conversar, mas os cristãos estão falando demais na mídia hoje. Eles nunca param de falar nos celulares, e-mails, e Facebook.
“assim sejam poucas as tuas palavras…a voz do tolo da multidão das palavras.” (Ecles. 5:2,3)
O tolo fala demais. Também o pecado surge quando falamos demais.
“Na multidão de palavras não falta pecado,” (Prov. 10:19)
Falar demais pode virar fofoca.
4. Com Facebook e outras redes sociais é fácil ter problemas com orgulho.
Pessoas põem milhares de fotos deles mesmos e o foco é neles mesmos. É fácil se mostrar, fazendo mais e melhor do que os outros. Pessoas falam de quantas centenas de amigos eles têm no Facebook.
“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Fil. 2:4)
5. Estar conectado demais traz problemas de concentração.
Muitos jovens hoje são nervosos e têm muitos problemas na escola. Nos vídeo games, internet e filmes as imagens mudam muito rápido. Por isso fica difícil se concentrar para estudar a Bíblia. Por que hoje temos igrejas com poucos jovens? Uma das razões é que o culto se torna chato depois de estar conectado.
6. Estar conectado demais traz problemas de relacionamento.
A mídia aproxima pessoas que estão distantes e distancia pessoas que estão próximas. Hoje podemos falar com pessoas do outro lado do mundo mas temos problemas falando com pessoas próximas como você pode ver nas imagens neste artigo (pág. 1). Quantas vezes temos que esperar enquanto amigos ao nosso lado falam no celular?
7. Perdemos privacidade.
Como a Presidente Dilma descobriu com a espionagem dos Estados Unidos, outros podem ver e ouvir tudo que nós fazemos e falamos na mídia. Quanto mais conectado estamos, menos privacidade temos. Pessoas estão viciadas na mídia como pessoas nas drogas. Quando eles têm problemas técnicos com conexões é como o mundo tivesse acabado.
O QUE NÓS DEVEMOS FAZER?
Devemos limitar e controlar nossas conexões.
Devemos usar nosso tempo para a glória de Deus; orando, estudando a Bíblia, meditando e servindo a Deus.
Para limitar e controlar um pouco nossas conexões, seria bom desligar tudo no dia do Senhor.
É possível para você desconectar um pouco?
Fonte: [Texto publicado no jornal O FUNDAMENTALISTA – Ano V, Verão 2014 – Número 1.] por Pr Miguel Maciel (recebido por email)