barulhomulher
A Praga do Barulho
Por Robert J. Tamasy
 
Vivemos num mundo barulhento, onde uma cacofonia de mensagens rivalizando entre si chama a nossa atenção e paralisa a nossa capacidade de pensar.  É o telemóvel a tocar para nos avisar da entrada de chamadas e mensagens de texto, o computador a anunciar a chegada de novos e-mails, aparelhos de MP3 e iPods a tocar as nossas músicas favoritas e o som estridente de aparelhos de TV e rádio a transmitir músicas e enxurradas de palavras.  Nunca antes na história da humanidade houve tantas pessoas a falar tanto sobre tão pouco.
Certa vez dei uma aula sobre comunicação nos negócios em que discutimos acerca dos diferentes tipos de ruído que inibem a eficiência na comunicação interpessoal e de grupos.  Um barulho súbito emitido fora da sala de reuniões pode interromper uma conversa.  As sirenes e o barulho do trânsito e de construções na rua desviam a nossa atenção.  Até uma cadeira mal lubrificada pode perturbar a fluência de palavras e de ideias.
Ainda há outros tipos de “ruídos” que afectam o nosso desempenho.  Temores e preocupações congestionam o fluxo do pensamento.  O stress e as pressões inibem ideias criativas.  O ciúme, a ira, a amargura e a inveja produzem “ruídos” na mente que afectam a forma de pensar e de expor.  Mas, apesar da sobrecarga dessas formas de barulho que não deixam de nos afectar, acabamos por nos acostumar, ao ponto de, ao entrar num local silencioso, sermos tentados a buscar algo que quebre essa quietude.
Muito embora isto seja uma praga, estamos a esquecer de como é a vida sem barulho.  A quietude e o repouso já não são qualidades de vida que nos atraem.  Contudo, é na calma e na quietude que descobrimos a nossa criatividade, quando ideias e visões têm tempo e lugar para tomar forma, desenvolver-se, amadurecer e vir à luz.  A Bíblia fala sobre a virtude de nos afastarmos do clamor circundante para pensar, meditar, reflectir e recarregar as “baterias” mentais, emocionais e espirituais.  Fugir do barulho, permite:
Realinhar as nossas prioridades.  Porque é que estamos aqui?  Porque é que fazemos o que fazemos?  São perguntas honestas que examinam a nossa motivação interior, mas raramente são respondidas ou analisadas adequadamente no meio da correria e dos tumultos quotidianos.  “Parem!  Reconheçam que eu sou Deus!  Serei supremo entre as nações, supremo em toda a terra!”  (Salmos 46:11).
Boas oportunidades para receber sabedoria divina.  Quando buscamos orientação ou soluções para os problemas difíceis, não existe outra fonte que nos dê discernimento, a não ser Deus.  “Confia no SENHOR e põe nele a tua esperança…  Confia no SENHOR e segue os seus caminhos que ele te honrará…”  (Salmos 37:7 e 34).
Reflectir sobre princípios provados para obter êxito.  Na qualidade de Supremo Arquitecto, Deus estabeleceu princípios para a vida e para o trabalho que já foram testados ao longo dos séculos.  Precisamos de os rever constantemente.  “Tem sempre presente o livro da Lei.  Medita nele dia e noite para cumprires o que lá está escrito, porque dessa forma hás-de ter prosperidade e sucesso em tudo”  (Josué 1:8).
Ter tempo para reafirmar as nossas convicções.  Talvez muitas das decisões antiéticas e escandalosas de grandes líderes pudessem ter sido evitadas se tivessem separado tempo para recolhimento e reconsiderar o impacto e o alcance das suas acções.  Estejam atentos e orem para não serem vencidos pela tentação.  O espírito está pronto mas o corpo é fraco”  (Mateus 26:41).


Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta.  Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.  Tradução de Mércia Padovani.  A equipa de revisores desta publicação é constituída por Edite e Fernando AscensoHeike GomesJoão Borges, entre outros.
As citações da Bíblia Sagrada são retiradas da tradução em português corrente de “a BÍBLIA para Todos”, Tradução Interconfessional.  Copyright © 1993, 2009 edição da Sociedade Bíblica de Portugal.  Usado com permissão.  Informações e contacto:  info@sociedade-biblica.pt,  www.abibliaparatodos.pt.

 

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.