facebook

Uma das minhas memórias favoritas da infância é assistir o filme Star Wars no cinema em 1977. Eu (junto com uma nação inteira) fui fascinado. Nada disso jamais foi feito antes. Estávamos todos sugados para um novo mundo de naves espaciais, sabres de luz, criaturas estranhas e galáxias distantes. Mas de todas as coisas que me chamou a atenção como telespectador médio Star Wars, sem dúvida, a incrível tecnologia do futuro estava perto do topo da lista. Qual seria a sensação de ter robôs com personalidades, a pairar acima do solo em um “LandSpeeder”, para jogar “xadrez” com imagens virtuais de holográfico, e tem partes do corpo perdidos restaurados com peças robóticas?

Claro que, em nossos dias modernos estas coisas têm sido amplamente realizados. Na verdade, eu notei que quando o meu próprio filho assistiu Star Wars em DVD há alguns anos atrás, ele não estava surpreso com muita coisa tecnológica, alguns de que, provavelmente, parecia bastante realista para ele. Ele estava hipnotizado não por navios rápidos voadores, sabre de luz, as lutas e cenas de ação divertidas. Vivemos em um mundo onde a tecnologia avança a um ritmo tão incompreensível que dificilmente temos tempo de parar e sermos surpreendidos. Nós percebemos isto em particular na área de “mídia social”, como o Facebook, Twitter, MySpace, e as mensagens de texto simplesmente. Estamos (supostamente) mais conectados uns com os outros, mais em contato uns com os outros, mais frequentemente a se comunicar uns com os outros, do que nunca.

Mas, como eu penso sobre o futuro do meu filho, e até mesmo sobre a vida nos dias de hoje, eu tenho que fazer a pergunta simples: Qual o efeito que a tecnologia de “mídia social” têm sobre a forma como vemos a igreja? Qual o efeito que isso tem sobre a nossa maneira de conceber a vida no corpo de Cristo? Claro, boa parte da mídia social é positiva. E a igreja tem usado esta tecnologia para promover a causa de Cristo. Além disso, eu não posso perder a ironia de escrever sobre os efeitos das formas tecnológicas de comunicação sobre o meu próprio site! No entanto, eu tenho algumas preocupações –  e assim como você. Aqui estão algumas características de uma “cultura de Facebook” que certamente precisamos enfrentar como crentes:

1. Curto tempo de atenção / estilo de aprendizagem limitada. Para pessoas que podem absorver informações a uma taxa de uma mensagem de texto curta ou “tweet,” é difícil imaginá-los sentados através de um sermão de 35 minutos e serem capazes de se envolver de maneira sustentável. Será que isso significa que temos que encurtar nossos sermões ou torná-los mais divertidos? Ou será que isso significa que temos de trabalhar mais para treinar nossas congregações na maneira de aprender? Espero que  seja a última opção.

2. Declínio de autoridade / excesso de foco na igualdade. Um dos impactos mais frequentemente negligenciada, dos meios de comunicação social é o efeito que tem sobre a forma como vemos as figuras de autoridade. A Internet é o grande equalizador, todo mundo tem uma voz. Agora, todo mundo tem uma plataforma para falar o se tem em mente, dizem o que pensa. Depois de qualquer artigo de blog ou qualquer notícia, uma pessoa pode escrever sua própria opinião e os seus próprios comentários. E, certamente, muito disso é bom. Mas ele também pode levar a uma visão “igualitária” da autoridade; que a opinião de uma única pessoa deve ser valorizada ou ter mais peso do que o de outras pessoas. Isto apresenta problemas para uma eclesiologia bíblica que entende que a igreja e os pastores devem ter verdadeira autoridade na vida de seu povo.

3.Interações Superficiais / Relacionamentos Superficiais. A Professora do MIT Sherry Turkle escreveu recentemente o livro Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other ( (2011). Ela observa, “em sites de redes sociais como o Facebook, que pensamos que vai apresentar a nós mesmos, mas o perfil acaba por se transformar em outra pessoa – muitas vezes a fantasia do que queremos ser” (p.153). Em outras palavras, as pessoas podem se sentir mais conectadas, mas elas podem realmente estar mais distantes, ao menos do que elas realmente são. Em contraste, a verdadeira comunhão cristã exige que nos envolvemos com pessoas como realmente somos, para que possamos encarar honestamente o nosso pecado e crescer juntos em Cristo.

4. Falta de presença física. Turkle observa ainda: “As pessoas admitem que preferem deixar uma mensagem de voz ou enviar um e-mail do que falar cara-a-cara …. As novas tecnologias nos permitem “silenciar” o contato humano, para além de sua natureza e extensão” (p.15). A tecnologia moderna pode criar uma existência quase não-física, quase gnóstica. É irônico que um dos primeiros inimigos do cristianismo era gnosticismo, que a crença de que o mundo físico era inerentemente mau e que a salvação foi em grande parte uma liberação do corpo físico. Em contraste, o cristianismo bíblico sempre teve uma visão robusta e positiva da física. Face-a-face em presença física. De fato, um dia, nos novos céus e nova terra, teremos novos corpos ressuscitados e veremos Cristo (e os outros) fisicamente. Para sempre.

5. Baixo Compromisso / Pouca Responsabilidade. Uma das características atraentes de um estilo de comunicação do Facebook é que ele requer muito pouco de nós. Trata-se de uma interação de baixo compromisso e pouca responsabilidade. Nós podemos controlar inteiramente a duração, a intensidade e o nível de contato. A qualquer momento, podemos simplesmente parar. Mas a vida cristã e relacionamentos cristãos reais não funcionam assim. Nós temos obrigações para com o outro, as obrigações do pacto. Dito de outro modo, o cristianismo tem um aspecto social para que se choca diretamente contra a tendência de padrões relacionais individualistas e autônomas de nossa era tecnológica moderna.

Então, para onde vamos a partir daqui? Porque não abandonamos a tecnologia do nosso mundo moderno, mudamos para o campo e adotamos uma existência de estilo Amish? Nem um pouco. O foco deste post não foi para condenar a tecnologia de comunicação moderna (estou usando ela neste exato momento!). Em vez disso, o foco foi que devemos estar conscientes dos desafios que ele cria para o ministério em nosso mundo moderno e pós-moderno. A tecnologia não necessariamente criar padrões de pecado, mas agrava os padrões de pecado que já estão presentes em nossos corações e os corações de nossas congregações. Em resposta, o que precisamos fazer é algo que precisávamos fazer de qualquer maneira: dar ao nosso povo uma imagem robusta e vibrante do que a igreja é e seu lugar nele. Em outras palavras, é preciso dar-lhes, uma eclesiologia bíblica completa.


Autor: Dr. Michael J. Kruger é Presidente e Professor de Novo Testamento  na Reformed Theological Seminary Charlotte, Carolina do Norte, EUA.

Fonte: http://www.churchpastor.com/2014/04/5-ways-facebook-may-harming-church/

Tradução: J.VALDERIO DOS SANTOS

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.