equipe[highlight color=”yellow”]Como sei se tenho um ministério na igreja? Qual  seria então o meu ministério?[/highlight]

Tenho escutado tantas vezes a expressão “meu ministério” em meio a tantas frases. Seria impossível pela minha frágil memória lembrar quantas vezes participei de conversas que incluía-se tal termo. Mas, penso: Será que temos mesmo exata noção a respeito do seu significado?

Acredito plenamente no Sacerdócio Universal de Todos Os Crentes, dentre os princípios fundamentais defendidos pelos reformadores do século XVI este afirma que todos os crentes em Cristo têm de Deus um lugar e ministério no Corpo de Cristo. Sou muito entusiasta disso e desejo que todos se convençam disto e participem na grande Obra do Reino de Deus. Porém, na prática, evoca-se muitas dúvidas a respeito:

Podemos descobrir cada um de nós o seu ministério no Corpo de Cristo?

Como deveria exercê-lo na Igreja?

Como entender qual a parte que nos cabe e qual a de Deus em decidir o que, quando, a quem e como fazer?

O meu ministério seria estritamente “espiritual” ou poderia ser realizado com alguma habilidade humana adquirida de forma tal natural quanto se adquire competências para o campo profissional?

Gostaria de compartilhar minhas respostas pessoais a estas questões baseando-me no texto que encontramos em 1 Coríntios 12.1-7:

[checklist]

  • 1. Podemos descobrir nosso ministério!

[/checklist]

Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” v1

Sim, nosso ministério pode ser identificado. Neste texto, ao afirmar que não deseja que os irmãos sejam ignorantes, Paulo inicia o esclarecimento de como acontece a distribuição de dons, a realização de ministérios e a diversidade de operações que resultam neste processo. Logo, podemos descobrir nosso ministério ao examinar aquilo que Deus nos orienta a respeito em toda Bíblia. Nos versículos seguintes (2,3) , ele afirma que havia um passado de ignorância. Guiados por ídolos mudos, não poderiam ouvir nada que os dirigisse corretamente. Mas, agora temos o Espírito de Deus, e ninguém poderia glorificar a Cristo senão por meio da sua influência direta. Logo, O Espírito Santo pode “ensinar e esclarecer” o que devemos fazer como ministério para Deus. Isto fica evidente em muitas outras partes da Bíblia, mas a seleção de Paulo e Barnabé dentre os demais irmãos que serviam a Deus na Igreja de Antioquia mostra o quanto o Espirito Santo está presente e ativo no controle de quem exerce qual ministério para Deus. É uma questão de chamado (At. 13.1-3).

[checklist]

  • 2. O Espírito Santo nos concede Dons Espirituais!

[/checklist]

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.” v.4

Ao menos três textos diretamente falam desta enorme diversidade de dons: I Co. 12.8-10, Ef. 4.7-12 e Rom 12.5-8. Sendo assim, nestes textos, não se pretendia serem listas especificas com determinado número de dons. Todos dizem respeito a manifestação e uso destes na Igreja e sua obra. Creio que a melhor definição de dons seria “capacitação sobrenatural vinda de Deus para o homem realizar tarefas as quais não alcançaria o mesmo resultado sem o Dom.” Logo, mesmo que haja alguma habilidade humana adquirida (exemplo: uma pessoa que aprende algum instrumento musical e já toca) Deus pode dotar-nos de um dom específico para realizar algo na Obra de Deus. E aqui vai a orientação de Paulo nos versículos de 1 Co 12:12 em diante: Sendo membros do mesmo Corpo e tendo diferentes dons, devemos reconhecer a diversidade existente entres os membros e não ignorar nos interdependência. Todos dependem uns dos outros para sermos completos. 

Podemos ir também a 1 Pe. 4:10 : “Cada um administre aos outros o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.” 

[checklist]

  • 3. Os dons nos capacita para diversos ministérios, mas todos tem um mesmo Senhor!

[/checklist]

E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.” v.5

Agora chegamos ao significado do termo “ministérios”. Não apelando para o significado semântico da palavra no grego utilizada neste testo, podemos simplesmente afirmar:

“Ministério é tudo aquilo que faço sob o senhorio de Cristo que beneficia o próximo.” Logo, não há espaço para quaisquer considerações além do fato o qual o Senhor está no controle deste ministério. Dias atrás, afirmei em um sermão ministrado em uma igreja: “O que fazemos para Deus por vontade própria não pode prevalecer sobre o que Deus faz através de nós por meio de Sua vontade e de Seus Propósitos”. Lembrando-nos ainda os irmãos  de Antioquia relatados em Atos 13 que mesmo “servindo eles ao Senhor” (v. 2), o que prevaleceu era aquilo que Deus queria fazer. Para para escutar o que Deus requer de você e então, faça!

[checklist]

  • 4. Quando Deus está operando, toda contribuição é bem vinda!

[/checklist]

E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” v.6

Com tamanha diversidade de características das pessoas que fazem parte da Igreja, o Corpo de Cristo, somente temos a crer que Deus está no controle! Digo que seria muito interessante considerar a figura que muitas vezes afirmei: “Deus como hábil construtor está edificando a sua Igreja, e o material é humano. Apesar de péssima qualidade do material (degenerado pelo pecado, mas remido pelo sangue de Cristo), excelente Obra tem feito o nosso Deus. Diversidade de operações significa a promessa de Cristo cumprindo-se no Pai: “Estou convosco até a consumação dos séculos”. Deus, somente Ele, “que opera tudo em todos”!

[checklist]

  • 5.Todo ministério deve ser ÚTIL!

[/checklist]

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.” v.7

Dons, Ministérios e Operações compõe a gloriosa “manifestação do Espírito a cada um, para o que for útil.” Ser algo útil é cumprir com os propósitos de Deus ao chamar para o ministério, capacitar com dons e operar por meio de servos fracos mas, fiéis: “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus,  a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” (Efésios 4:13)

Ao final, digo: Que Deus possa nos proporcionar condições de permanecer em fidelidade a Cristo, e por meio do Espírito Santo, realizar a Sua Vontade para a nossa vida e cada possa dizer com convicção: Eu tenho um ministério a cumprir!

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

1 Comment

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.