“Selfie”” é a Palavra do Ano no OXFORD
“Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,(…)” – II Timóteo 3.2 (ACF)
“Selfie” é palavra do ano no Dicionário Oxford em 2013. Trata-se de um [termo que define o] auto-retrato, uma prática que foi a principal tendência nos últimos anos, através da proliferação das câmeras frontais dos smartphones.
Todos os anos, os pesquisadores de Oxford selecionam uma palavra ou expressão no idioma Inglês que “reflete o estado de espírito dos tempos”.
A palavra “selfie” apareceu pela primeira vez em 2002, em um fórum on-line da Austrália e, em 2004, no site Flickr, mas seu uso explodiu em 2012.
Os australianos gostam de usar sufixos, tais como barbie para barbecue [churrasco] e tinnie por uma lata de cerveja ( “Oxford Dictionaries”, CNS News, 19 de novembro de 2013).
A palavra “selfie” é definitivamente um reflexo do estado de espírito dos tempos. Na verdade, é um cumprimento da seguinte profecia bíblica:
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,(…)” – 2 Timóteo 3:1-2.
A primeira característica da apostasia do fim dos tempos aqui descrita é a de que os homens serão “amantes de si mesmos”. Nunca houve uma melhor descrição da cultura pop moderna que tem cativado o mundo através da instalação de modernas tecnologias de comunicação.
A [publicação da] revista Time “Pessoa do Ano” em 2006 foi “VOCÊ”. A capa da revista contou com uma folha de Mylar [película de poliéster] para refletir o próprio rosto do leitor.
É a era do MySpace, da minha música, dos meus tweets, da minha moda, da minha geração, da minha atitude, do meu “selfie” [a cultura do ‘EU MESMO’, da ‘AUTO-ESTIMA’, da EGOLATRIA].
A cultura pop é sobre tudo [voltada ao] EU, e isso é um cumprimento dramático da profecia bíblica e um sinal dramático do fim dos tempos.
Traduzido e adaptado por Helio Menezes a partir de texto divulgado pelo boletim Friday Church News Notes do The Way of Life Literature, em 29 de Novembro de 2013. Por David Cloud. Textos em negrito e entre conchetes, quando ocorrem, são acréscimos meus.