porque-ir-a-igreja

Parece que foi ontem, mas já faz quase dois mil anos que ela nasceu. Pujante, determinada, ousada, humilde, foi assim o nascimento da instituição mais relevante do mundo. Apesar das aparentes contradições que marcaram a igreja ao longo do tempo, e ao contrário das previsões pessimistas e das duras críticas de muitos, a igreja continua de pé, desempenhado o seu papel de baluarte da fé cristã. Não importa quem; onde houver alguém que creia no Senhor Jesus Cristo, lá estará a igreja. Mas nem tudo são flores. Os desafios que a comunidade de Cristo enfrenta desde o seu surgimento são imensos, e ela, a igreja, não pode negar o fato de que está predestinada a ser testada, o que faz dela a entidade mais especial de todas.

Mas alguém pode perguntar: ‘por que devo acreditar na igreja?’ A resposta para esta pergunta é simples: “porque a igreja deu certo!” Mas alguém pode objetar: ‘Como assim? A igreja é imperfeita e incompleta. Está cheia de pessoas de índole duvidosa! Ela é ultrapassada e acredita nas idéias de um livro escrito por pessoas que pareciam sofrer de algum tipo de alienação mental! Ela muda de opinião sempre que seu líder terreno também muda! Ela é contra um monte de coisa e proíbe um cem números de outras. Ela não cumpre o que diz, e às vezes ela mente e engana! Ela sempre pede dinheiro pra isso ou para aquilo! Enfim diante de tudo isso, como alguém pode afirmar que uma instituição assim deu certo?’ Aí a igreja responde:

  1. A igreja não é um projeto da humanidade

O fundador da igreja já havia ensinado uma importante verdade nos primeiros dias da existência da igreja: “Eles não são do mundo, como também eu não sou” [João 17:16]. A igreja não é coisa de governo nem de particulares. A igreja não é a soma dos valores da sociedade como os conhecemos (muito embora a igreja mantenha sua existência e sua missão nesse mundo). A igreja é uma caminhada! Ela ainda não está concluída. Ela é um organismo espiritual que opera numa constante progressiva, i.e., a igreja de hoje não é a igreja de ontem e a igreja do amanhã não será a igreja de hoje, o que não quer dizer que os valores irrevogáveis da fé cristã se esvaem quando a igreja se vai.

A igreja é a proposta de Deus para a humanidade e isto incomoda profundamente os observadores da história, porque a proposta divina para a formação de um grupo segundo os ideais do próprio Deus, nem sempre leva em conta o que o indivíduo é, o que ele fez ou deixou de fazer. É simples: Deus, em Cristo Jesus, considera muito mais o início da caminhada ao invés do destino, pelo menos é o que podemos concluir do conteúdo do evangelho quando observamos os vários tipos de pessoa que formaram esta maravilha chamada igreja. Cegos, surdos, mudos, leprosos, possessos, prostitutas, ladrões, doutores, ignorantes, médicos, soldados, construtores, agricultores, órfãos, excluídos e até mortos que voltaram a vida, são algumas das pessoas que foram convocados pelo Senhor Jesus para iniciarem com Ele a caminhada da igreja. Aonde será que seria possível construir alguma coisa com um tipo de gente assim senão na igreja?

Se igreja fosse desse mundo ela seria o grupo daqueles que não caminham e que criticam aqueles que estão caminhando. A igreja não é desse mundo, porque enquanto ela caminha, ela erra, mas também acerta, corrige, ensina e vive, e quanto maior é a distância percorrida maior é a quantidade de experiências acumuladas, experiências essas que independentemente da natureza vão sempre ensinar que a igreja ainda é a melhor opção, porque a igreja é o lugar onde podemos sempre recomeçar sem nos importarmos com o que aconteceu no passado. Na igreja o passado não interessa mais porque ele ficou pregado na cruz e de lá não pode mais sair; o interessante mesmo é o presente que nos permite caminhar na direção de Jesus Cristo. Mas “por que?”, objetam os céticos. Porque a igreja é o lugar de quem caminha com Deus, e é por isso que a igreja sempre dá certo.


carlos-eduardoCarlos Eduardo é missionário da Igreja Adventista da Promessa. Atualmente reside em Primavera – SP, onde é responsável pela IAP nesta desde 2011.
Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.