Por Robert J. Tamasy
Muitos vivem segundo o princípio do “Quero ter – e tem de ser agora!”. Lembro-me de quando precisava de esperar dias, às vezes semanas, para rever as provas da revista que eu editava e que eram enviadas pelo correio. Hoje em dia, as provas digitais chegam por e-mail quase instantaneamente. E já quase achamos esse meio demasiado lento.
As notícias e as informações têm igualmente de ser disponibilizadas de imediato. Não se espera pelo jornal diário, nem se vai à biblioteca fazer pesquisas. Podemos encontrar tudo aquilo de que necessitamos na internet. Quando vamos ao nosso restaurante ou café preferidos ficamos impacientes quando temos que esperar alguns minutos para sermos atendidos. Sabemos o que queremos – e queremos ser servidos de imediato!
Atletas jovens e talentosos, ansiosos por tirar proveito material dos seus dotes físicos, procuram fugir das etapas de preparação, visando apenas alcançar as riquezas proporcionadas pelo desporto profissional.
Líderes empresariais, não dispostos a investir o tempo necessário para o desenvolvimento das suas carreiras e aspirações de modo convencional, optam por seguir atalhos, transigindo nos padrões morais e éticos. Querem satisfazer as suas necessidades e desejos – e já!
Todas as pessoas se encantam com a perspectiva de obter sucesso “da noite para o dia”. A realidade, porém, é que, mesmo aqueles que, de repente, têm sucesso no mundo dos negócios ou profissional, ou noutra área qualquer, geralmente perseguiram a sua paixão no anonimato por anos a fio. A maior parte dessas pessoas acabou por entender que os anos foram mais marcados pelo fracasso do que pelo êxito. O segredo é que, ao invés de desistirem, desanimarem, ou entrarem em desespero, perseveraram na busca do tão desejado sucesso.
Perseverar é recusarmo-nos a desistir. É prosseguir em mantermo-nos fiéis a um sonho, a uma visão, ou a uma missão, ainda que, para isso, tenhamos que vencer grandes obstáculos. Esta é uma característica dos maiores exploradores, cientistas e inventores que o mundo jamais conheceu. A perseverança, além de proporcionar determinação e disciplina para suportar e vencer adversidades acaba por gerar também outros benefícios:
A perseverança forja o carácter. Da mesma forma que o exercício físico fortalece os músculos, a perseverança fortalece a pessoa no seu íntimo, promovendo um carácter maduro, que não se dobra quando confrontado com a derrota ou o desapontamento. “… nós sentimos alegria nos nossos sofrimentos, porque o sofrimento produz a perseverança; a perseverança provoca a firmeza de carácter nas dificuldades e a firmeza produz a esperança” (Romanos 5:3 e 4).
A perseverança aumenta com a fé. A fé, em si mesma, nas suas metas e, acima de tudo, em Deus, fornece a “energia” que produz perseverança para prosseguir no longo prazo. “Pois sabem que uma fé assim provada dá como fruto a perseverança. Procurem ser perseverantes até ao fim para chegarem a ser completamente perfeitos, sem faltar nada” (Tiago 1:3 e 4).
A perseverança capacita-nos a lidar com expectativas frustradas. O que é que acontece quando os resultados esperados não surgem? Algumas pessoas desistem, resignados. Outras abandonam os seus planos e vão em busca de novos objectivos. Mas há os que se agarram às suas metas, impelidos pela esperança de os alcançar um dia. Foi o que fizeram os patriarcas da “galeria da fé”: “Todos estes, embora louvados por causa da sua fé, não chegaram a receber as promessas de Deus. É que Deus tinha previsto para nós um plano melhor e, por isso, não quis que eles, sem nós, atingissem a perfeição” (Hebreus 11:39 e 40).
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA. Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros. Tradução de Mércia Padovani. A equipa de revisores desta publicação é constituída por Edite e FernandoAscenso, Heike Gomes, João Borges, entre outros.
As citações da Bíblia Sagrada são retiradas da tradução em português corrente de “a BÍBLIA para Todos”, Tradução Interconfessional. Copyright © 1993, 2009 edição da Sociedade Bíblica de Portugal. Usado com permissão. Informações e contacto: info@sociedade-biblica.pt, www.abibliaparatodos.pt.