Por Dr. Ralph F. Wilson
Autor da Série Estudos Bíblicos da JesusWalk® (www.jesuswalk.com)
Todo cristão sincero quer ter um estudo pessoal mais significativo da Bíblia, para entender melhor a Bíblia. Enquanto aprender a Bíblia é a tarefa de uma vida inteira, eu gostaria de oferecer algumas sugestões que podem enriquecer seus estudos bíblicos.
Leitura da Bíblia versus Estudo Bíblico
Em primeiro lugar, reconheça que a leitura da Bíblia e o estudo da Bíblia são importantes, mas diferentes. Para crescer, é preciso ler a Bíblia todos os dias, como parte de seu tempo com Deus – suas devoções ou tempo de silêncio. Durante este tempo diário com Deus, eu recomendo a oração, a leitura ampla da Bíblia, louvor, ação de graças, confissão, e meditação – estas são maneiras de chegar a Deus com o seu espírito. Leitura da Bíblia é uma maneira de deixar Deus tocar o seu espírito e falar a sua mente.
Se você realmente quer aprender a Bíblia, eu recomendo que você leia amplamente em vez de fazê-lo de uma forma restritiva. A devoção de um versículo pode ser rápido, mas não vai realmente ajudar você a entender a Bíblia. Eu tento a cada manhã para ler um capítulo do Antigo Testamento, um capítulo dos Salmos ou Provérbios, e um capítulo do Novo Testamento. Se eu estiver consistente, isso vai me fazer completar o Antigo Testamento uma vez por ano e o Novo Testamento duas vezes. Isso é um exemplo de ampla leitura e leva de cinco a 10 minutos por dia – 15 minutos se os capítulos do dia são longos.
Mas a leitura da Bíblia como parte de suas devoções diárias devem ser separadas de seus momentos de estudo da Bíblia. Deixe-me explicar.
Blocos de tempo para o estudo aprofundado da Bíblia
Estudo da Bíblia, em oposição à leitura, concentra-se em um único tópico, personagem da Bíblia, ou livro da Bíblia para um estudo mais profundo.
Por exemplo, agora no Novo Testamento, estou lendo a Epístola aos Hebreus. Estou percebendo que embora eu tenha lido muitas vezes, eu preciso cavar e descobrir o que ele está realmente dizendo. É aí que o estudo da Bíblia entra. Estudo da Bíblia leva um bloco de tempo ininterrupto. Talvez você reserve 30 a 45 minutos na terça e quintas-feiras para o estudo da Bíblia em profundidade, ou uma hora no sábado pela manhã antes que a família acorde – ou talvez mais. Blocos de tempo são importantes para o estudo da Bíblia.
Aprender a fazer perguntas
A verdadeira chave para o estudo da Bíblia é ser curioso, aprendendo a fazer perguntas ao texto. Primeiro, leia a passagem. Em seguida, seja um detetive; procure pistas. O que está acontecendo? O que se destaca para você? O que você não entende? Procure anomalias – coisas que você não pode esperar encontrar aqui. Considere, por exemplo, o diálogo entre Jesus e familiares Nicodemos:
E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Várias perguntas me ocorrem quando li isto:
- Onde é que este incidente ocorreu?
- O que os membros do partido fariseu costumam acreditar? Como eles eram vistos na sociedade?
- O que significa que Nicodemos é um membro do “conselho governante judeu” ou Sinédrio? O que isso me diz sobre ele?
- Por que ele veio à noite?
- Por que Jesus responde como ele faz para observações introdutórias Nicodemos no versículo 2? Não é Jesus um pouco abrupto ou rude no versículo 3?
- É a resposta de Nicodemos no versículo 4 de zombaria ou é uma pergunta sincera?
- O que significa “nascer da água” significa no verso 6? O que significa “nascido do Espírito” significa? O que significa “nascer de novo” significa no versículo 3?
- O que faz a analogia vento no versículo 8 nos ensinar sobre o Espírito Santo?
Você começa a ter idéia. Suas perguntas desta passagem pode ser diferente da minha, mas tudo bem. Não existem perguntas certas ou erradas. Mas as perguntas são vitais, uma vez que fornecem direção para onde você está indo em seu estudo da Bíblia. Dê a si mesmo a liberdade de seguir algumas “pistas de coelho”, para explorar um tema e depois outro para você se familiarizar com uma passagem.
As perguntas vão variar de acordo com a passagem que você está estudando, mas aqui estão algumas perguntas típicas:
- Quem escreveu ou disse isso?
- Quando foi dito ou escrito?
- Onde isso aconteceu?
- Para quem foi escrito ou dito?
- Qual circunstância ou acontecimento levou ao incidente ou ao ensino?
- Por que a pessoa agiu como ele fez? Ou falou o que ele disse?
- Como posso aplicar ou imitar ou obedecer o que aprendo nesta passagem?
Você vai ser capaz de pensar em mais perguntas. A chave é desenvolver uma mente questionadora, e você vai aprender. Você não vai encontrar as respostas a todas suas perguntas, é claro, mas ao longo do tempo muitos serão respondidas.
Tradutor: J.Valderio dos Santos