homem-duvidoso

Quando eu era jovem, eu parecia lutar continuamente para conhecer a vontade de Deus para minha vida. Eu queria mais do que tudo isto para seguir Seu plano. Curiosamente, agora que sou “velho” (atualmente 47 anos de idade), eu ainda luto para fazer a Sua vontade na minha vida. Eu descobri que isto não é apenas algo que um jovem faz no início da vida; é uma busca ao longo da vida, a fim de ficar no centro exato do plano de Deus.

Assim, então, como podemos conhecer o plano de Deus para nossas vidas? Ao longo dos últimos 25 anos em que estive no ministério, eu descobri oito chaves vitais para conhecer a vontade de Deus. Aqui estão elas:

1) Ande com Deus.

Para começar, se você estiver interessado em conhecer o plano de Deus para a sua vida, então você tem que aprender a andar com Deus. Você precisa desenvolver um relacionamento com ele. O cristianismo é mais relacionamento, e não apenas a religião.

E assim que você deve cultivar o seu relacionamento com Deus. Você deve procurar conhecê-lo e não apenas procurar saber sobre ele.

Você vai cultivar essa relação melhor passando o tempo em Sua Palavra, tomando tempo para a oração, e aproveitar todas as oportunidades que puder para ser envolver na igreja e em oportunidades de estudo da Bíblia em pequenos grupos. Quando você buscar essas disciplinas em sua vida, Deus vai começar os primeiros passos para revelar o Seu plano para você.

Provérbios 3: 5-6
5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não se apóie em seu próprio entendimento; 6 Em todos os teus caminhos reconhecê-lo, e ele endireitará as tuas veredas.
 

2) Entregue a sua vontade à vontade de Deus.

Muitas vezes, quando nós dizemos que estamos buscando a vontade de Deus, o que realmente estamos querendo dizer a Deus é isto: “OK, Deus, aqui está o que eu estou planejando fazer. Agora eu preciso que você aprove isso, certo?” Devo dizer-lhe que isto não é realmente eficaz na busca de Sua verdadeira vontade.

Antes de Deus começar a revelar Sua vontade para você, faça o compromisso de fazer o que Ele deseja que você faça. Deus provavelmente demorará para mostrar-lhe o seu plano, se Ele sabe que você provavelmente não vai fazer isso de qualquer maneira.

Romanos 12: 1-2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que ofereçais os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
 

Jesus estava disposto a morrer por nós, por isso não devemos estar dispostos a viver para Ele? Quando nos entregamos a Ele, é quando ele realmente começa a dirigir os nossos passos.

3) Obedeça o que você já sabe que é a vontade de Deus.

Muitas pessoas parecem querer saber qual é o plano de Deus para suas vidas, mas eles ignoram o fato de que 98% da sua vontade, já está delineada cuidadosamente através da Sua Palavra. Deus é muito claro sobre muitos aspectos da Sua vontade. Por exemplo, é claro o Seu plano de nos abstermos de imoralidade sexual (1 Tessalonicenses 4: 3).

Se não obedecer as coisas que Deus nos mostrou claramente ser a sua vontade, por que nós pensamos que ele iria revelar qualquer outra informação sobre Seu plano para nossas vidas? A obediência é um primeiro passo importante.

4) Buscar o apoio de pessoas piedosas.

Um componente chave para encontrar a vontade de Deus é buscar a ajuda dos conselheiros piedosos em sua vida. Se você ainda não tem 3 a 4 mentores piedosos, então eu recomendo você procurá-los imediatamente.

Pense desta forma: você deve entender que você é basicamente um composto de cinco pessoas com as quais passa mais tempo. Assim, então, é vital que você escolha bem estas cinco pessoas. Se você optar por se cercar de conselheiros piedosos, isto será fundamental para ajudá-lo a discernir o plano de Deus para sua vida. Mas se você se cercar de pessoas que estão longe de Deus, sua esperança de encontrar o melhor de Deus para a sua vida vai ser muito reduzida.

Provérbios 11:14
Onde não há conselho, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança.
 

A igreja foi projetada para ajudá-lo muito com isso. Quero incentivá-lo ir à igreja cada vez que as portas estiverem abertas. Quanto mais você se envolver com uma comunidade de crentes, maior serão as suas chances de encontrar homens e mulheres de Deus que poderão ajudá-lo a discernir a vontade de Deus.

Leia a Segunda Parte deste artigo.

8 chaves para conhecer a vontade de Deus para sua vida – Parte 02

 
 

 


 

Autor : Chris Russell, publicado originalmente em Crosswalk, site de conteúdo cristão nos EUA

Tradutor: J.VALDERIO DOS SANTOS

Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.