Jeová – JHVH,
Yaweh – YHVH, YHWH

O nome de Deus

nomededeus“E Deus disse a Moisés, novamente, você deve dizer isso para os filhos de Israel, o Senhor (YHWH), o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac eo Deus de Jacó, me enviou a você. Este é o meu nome eternamente, e este é o meu título de geração em geração. ”
(Êxodo 3:15)

Jeová ou Yaweh, é reivindicada por muitos como o verdadeiro nome de Deus. Infelizmente, isso não é inteiramente verdade, embora seja representante do Nome de Deus, não é o seu nome real. Em nenhum lugar nos manuscritos originais do Antigo Testamento você encontrará o nome real, o Senhor Celestial, ou Javé. O que você vai encontrar é um agrupamento de quatro consoantes hebraico, que são equivalentes a YHWH, JHVH ou YHWH no idioma Inglês. Este agrupamento é chamado pelos estudiosos da Bíblia, “o tetragrama”. Este conjunto de quatro letras era usada pelo povo hebraico para indicar o nome incomunicável de Deus. Sempre que aparece nos manuscritos originais, que só se refere ao Deus de Abraão, o Deus de Isaac eo Deus de Jacó, em outras palavras, o Deus de Israel. Foi considerado pelo povo hebraico para ser representante do sagrado, o nome santo de Deus. Novamente, ele nunca foi usado para representar qualquer outra pessoa que, a auto-existente, eterno, DEUS.

Os nomes Jeová Celestial, ou Yahweh são apenas uma renderização pronunciável de JHVH, YHVH ou YHWH, nenhuma das acepções são o verdadeiro nome incomunicável de DEUS. A Bíblia KJV, e outras versões, render JHVH, YHVH, como YHWH, Senhor. Como podemos ver, nenhum destes é o nome real verdade de Deus, mas podemos saber que, quando eles aparecem na Bíblia, eles se referem apenas à auto-existente, Eterno, DEUS. Também nós achamos que uma forma contraída do nome de Deus é usado nas escrituras e é pronunciado como YAH, o que dá mais crédito a uma prestação do Tetragrama como Yaweh em vez de Jeová.

Um pouco de história sobre o tetragrama
Há várias teorias sobre o modo como alguns YHWH tornou JHVH. Na verdade não há dúvida quanto à forma como YHWH foi pronunciado no tempo de Moisés. Hebraico antigo não tinha vogais escrito ou sobrescrito / subscrito marcações vogal, era só compreendido pela pré-cativeiro hebraico que o som de cada uma das quatro consoantes devem ser escritos. Rabínico estudiosos dizem-nos que depois do cativeiro Grande, era considerado blasfêmia falar o nome YHWH. Portanto, é evidente que a pronúncia original do tetragrama foi perdida. Meus estudos têm indicado que não há letra ‘J’ em hebraico antigo, portanto, não havia som ‘J’, que faz JHVH eo nome do Senhor, muito improvável. Mesmo os nomes Javé, ou Celestial, são um tanto questionável, uma vez que são dependentes da intersecção das vogais de Adonai. Sobre a única certeza é claro que em hebraico significa YHWH, o Eterno, Auto-Existente Um, que era entendida como o Deus de Abraão, Isaac e Jacob, o Deus de Israel. A maioria dos estudiosos atribuem o início da mudança da parte do Senhor para o Senhor, para o início do uso de pontuação sobrescrito e subscrito e marcas de vogal na escrita hebraica, ea tradução de manuscritos antigos, nos séculos 5 e 6 AD

Texto traduzido pelo Google Tradutor de http://acharlie.tripod.com/gtrin/jhvh.html
Author

Sou alguém que não se descreve em poucas palavras. Mas, fique tranquilo! Sou um cara legal... Sou Empreendedor, CEO da TechnoEasy, esposo, pai e servo de Cristo. Tenho a missão de entregar soluções digitais para empresas e pessoas alcançarem o potencial máximo de seus propósitos. Mas, sempre entendo que precisamos encontrar o verdadeiro propósito de nossas vidas em Cristo. Interessado em Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Marketing, Teologia, Filosofia, Literatura e boas conversas com pessoas interessantes.

Write A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.