No primeiro artigo , vimos as 4 primeiras chaves. Vejamos as últimas:
5) Preste atenção em como Deus fez você.
Deus criou você para cumprir uma função específica neste mundo. Não há mais ninguém que possa atingir completamente o que Deus propositadamente o criou para fazer.
O apóstolo Pedro nos dá esta advertência:
1 Pedro 4:10
Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
Deus dotou cada um de nós para realizar uma missão especial para a qual fomos exclusivamente criados. Como isso é impressionante? Uau!
Então, quando você procurar descobrir a vontade de Deus para sua vida, preste atenção em como ele lhe dotou. Seu plano para você sempre estará diretamente relacionada com os dons que Ele derramou sobre você. A grande notícia é que você será automaticamente bom no que quer que seja que Ele te chamou para fazer!
6) Ouça o Espírito de Deus.
Eu experimentei um importante ponto de virada na minha vida de oração quando soube simplesmente calar a boca enquanto eu estava orando. Isso pode parecer estranho para você, e parecia estranho para mim em primeiro lugar.
Você vê, eu costumava ter toda a palavra quando eu orava a Deus. Mas, em seguida, vários anos atrás, eu li o livro de Bill Hybel, Too Busy não orar. Esse livro mudou completamente a maneira como eu me aproximei de Deus através da oração. Desde a leitura desse livro, eu adicionei um componente importante para a minha vida de oração: a escuta. Eu reservo tempo para ouvir o que Deus pode tenha a me dizer.
Na prática, a forma como eu fazer isso é trazer um bloco de notas comigo quando me sento para orar. Então eu escrever no topo de diversas páginas coisas como o seguinte:
“Qual é o próximo passo na minha carreira?”
“Qual é o próximo passo no meu ministério?”
“Qual é o próximo passo para a minha família?”
“Qual é o próximo passo para o meu casamento?”
“Qual é o próximo passo na minha educação?”
“Qual é o próximo passo em minhas finanças?”
Durante meu tempo de oração, medito sobre questões como estas acima. Muitas vezes, Deus vai começar a inundar o meu coração com idéias e informações a respeito de uma ou mais dessas perguntas. Eu escrevo tão rápido que eu puder o que Ele fala ao meu coração. Que experiência gloriosa que é sentir o Seu Espírito em mim, guiando meus pensamentos e palavras.
Através de experiências como esta, Ele mostrou-me muitas vezes com grande clareza qual a Sua vontade para minha vida. Anseio por essas experiências quando Ele fala assim comigo. Esses tempos mudam verdadeiramente a minha vida.
João 10:27
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem.
7) Ouça seu coração.
Além de ouvir o Espírito, eu também recomendo ouvir o seu coração. Para entender o meu ponto aqui, considere a seguinte passagem:
Salmos 37: 4-5
4 Deleita-te também no Senhor, e Ele te concederá os desejos do teu coração. 5 Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e ele deve fazê-la. (NVI)
Eu amo essa passagem, porque me mostra que, quando eu estou andando com o Senhor, Ele realmente me deixa fazer muitas coisas muito legais que eu realmente amo fazer! Quando você está perto dele, ele realmente começa a moldar seus desejos de modo que você deseja as coisas que Ele já te chamou para fazer.
Então, Seu plano, na verdade, torna-se uma aventura super-emocionante. Eu tenho sempre o o momento mais deleitoso na vida quando estou fazendo a vontade de Deus. E isso é porque Ele molda o meu “coração” para querer fazer as coisas pelas quais Ele, na verdade, me criou.
8) Dê uma olhada em suas circunstâncias.
Deus muitas vezes demonstra claramente o Seu plano para nossas vidas, alinhando circunstâncias de maneiras óbvias. E Ele também nos mostra o que sua vontade não é para nós no mesmo caminho. Não é Sua vontade para você levar o trabalho que não é oferecido a você. Se você tem 1, 50 metros de altura e pesar 70 kg, Não é provável que Deus criou você para jogar futebol profissional [futebol americano].
Ao longo dos anos, eu descobri que Deus é muito bom em abertura e fechamento de portas. Ele mesmo fez isso para o Apóstolo Paulo e seu grupo em Atos. Dê uma olhada nesta passagem:
Atos 16: 6-10
6 Agora, quando eles passaram por Frígia e a região da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia.
7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.
8 Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade.
9 E uma visão apareceu a Paulo na noite. Um homem da Macedônia estava de pé e insistiu com ele, dizendo: “Passa à Macedônia e ajuda-nos.”
10 Ora, depois de ter visto a visão, imediatamente, procuramos ir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para pregar o evangelho a eles.
Assim, mesmo Paulo teve de enfrentar portas fechadas em seu ministério. Deus muitas vezes usa portas fechadas para nos mostrar claramente o que ele não quer que façamos. E Ele também usa as portas abertas, às vezes para nos mostrar o que Ele quer que façamos. Claro, isso não significa que a cada porta aberta é definitivamente o plano de Deus, mas ele ajuda a dar-lhe alguma orientação básica.
Um pensamento de encerramento:
A próxima vez que você começar a refletir sobre o plano de Deus para a sua vida, eu o encorajo a meditar sobre as oito chaves acima. Usar esses princípios para ajudá-lo a aprimorar em seu plano. E quando você buscar a Sua vontade sinceramente, você vai encontrá-lo!