-
A igreja é lugar pra quem tem fé
A capacidade de crer na experiência relacional com o Divino é a propriedade fundamental da igreja, e sem esse elemento não é possível acreditar na comunidade de Jesus. Esse mistério só acontece na igreja e em nenhum outro lugar. A igreja é lugar para quem tem fé e para quem precisa de fé. Lá a gente aprende que não é possível caminhar apenas por conta daquilo que nossos olhos podem ver, mas por meio da crença de que “…andamos por fé e não pelo que vemos” [2Coríntios 5:7]. Nem sempre a presença de Deus será óbvia aos olhos, contudo Ele sempre estará presente num ambiente repleto de fé.
-
A igreja é o oposto da morte
Vida ao invés de morte é o que encontramos na igreja. Ela está impregnada pela vida de Jesus e enquanto Ele não vem, a igreja vai repartindo a plenitude da vida do Cristo com quem é agregado a ela. O evangelho registra que “No findar do sábado, ao entrar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro… Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito…” [Mateus 28:1 e 6]. Foi a igreja que descobriu a ressurreição de Jesus dentre os mortos e foi ela mesma quem aferiu as provas deste evento sobrenatural. Foi a igreja quem tomou as devidas providências para que todos soubessem que Jesus Cristo, o autor da Vida havia sido levantado dos mortos conforme Ele mesmo previu. E o mais importante: o ressurgimento de Cristo em sua expressão mais sublime aconteceu para a igreja [Lucas 24:36-43]. A igreja que tinha contemplado o Cristo em sofrimento e agonia na cruz do Calvário, agora contempla o Cristo ressuscitado, em carne e osso, na sua maior plenitude de vida, vida essa que foi distribuída entre os discípulos ao longo da jornada de cada um deles.
Nesse ponto a igreja se torna o grupo de pessoas mais especial de todos, porque a superação da morte é uma prerrogativa somente da igreja e de quem adere à igreja, que é, no fundo no fundo, a manifestação da ressurreição de Jesus cristo ao longo da história, porque até os dias de hoje, a igreja goza os efeitos deste evento sobrenatural. Na igreja a morte não tem a última palavra porque a igreja é o lugar onde a vida se manifesta e se perpetua no intimo da fé de cada seguidor do Senhor Jesus Cristo.